João Pimenta dá verdadeira aula de figurino em Paraíso Perdido

João Pimenta rouba o show no incrível espetáculo Paraíso Perdido. O estilista assina os figurinos da nova coreografia do Balé da Cidade, baseada na complexa obra do misterioso pintor neerlandês Hieronymus Bosch, cuja origem e vida são bastante obscuras. Sua obra, entretanto, é uma ode à temas que vão do sagrado ao profano, repleta de seres sexuais que parecem espiar suas culpas o tempo todo.

O resultado, captado em uma sintonia absoluta entre Pimenta e o coreógrafo grego Andonis Foniadakis, é um delírio visual desconcertamente simples, delicado e sexy. Os tecidos são fluidos, em cores neutras e com uso de muito preto. Segundas peles transparentes, vestidos masculinos plisados, o estilo João Pimenta está todo lá. Porém, numa leitura totalmente nova e adequada ao espetáculo. Por vezes, os bailarinos parecem flutuar. Em trechos mais dramáticos, surgem como figuras trágicas, sexualizadas à sua revelia, martirizadas com certo masoquismo. Tudo isso corroborado por um figurino que, a um só tempo, salta aos olhos e desaparece de maneira simbiótica no corpo dos bailarinos.


Quadro de Hieronymus Bosch


Desenho do incrível macacão prateado

O ápice, na cena final, é coroado por uma intervenção genial de Pimenta: macacões prateados que brilham muito, a ponto de enganar os nossos olhos, já que cada movimento dos bailarinos é multiplicado, gerando um efeito déjà-vu. O contexto e o resultado em cena são apoteóticos. E no tom certo, já que a primorosa iluminação também ajuda a coroar todo o espetáculo.


Croquis de João Pimenta para Paraíso Perdido


Cenas do espetáculo

Uma verdadeira aula de figurino que todo estilista e apaixonado por moda deveria assistir. O professor João Pimenta mostra porque é um dos principais nomes da moda brasileira de hoje. E que agora promete uma nova, longa e bem sucedida carreira nas artes.

Paraíso Perdido
Balé da Cidade de São Paulo
De 5 a 8 de maio – A partir das 21h, dia 8 às 18h
Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141
São Paulo – SP
Ingresso: R$ 24 (inteira) R$ 12 (meia para estudantes, idosos, trabalhadores do comércio matriculados no SESC)

Compartilhe: