Juliana Moriya, do It MTV Elle Fashion Fabric, conta sua expectativa para a CdC


Juliana Moriya e a apresentadora e modelo Carol Ribeiro na final do It Elle Fashion Fabric

Conversamos com Juliana Moriya, vencedora do reality show de moda It MTV Elle Fashion Fabric que aconteceu no final do ano passado e que teve como um dos prêmios do programa uma vaga no Projeto Lab da Casa de Criadores. Para se ter ideia, a comissão julgadora da final teve como juízes o estilista, Lino Villaventura, a editora de moda da Elle, Susana Barbosa, o diretor criativo da Casa de Criadores, André Hidalgo, a consultora de moda, Costanza Pascolato e a estilista, Rita Wainer.


A comissão especialíssima que julgou o trabalho dos finalistas no último programa do reality

Além de ganhar uma vaga no Projeto Lab, entrar em contato com profissionais do mercado e receber conselhos de Alexandre Herchcovitch e Marcelo Sommer, Juliana assinou um editorial de moda para a revista Elle na edição de Janeiro de 2011 e realizará ainda neste ano um curso de estilismo no Instituto Europeu de Design em Milão e um workshop da L’Oreal de maquiagem e cabelo em Paris. A arquiteta que trocou as construções pela moda nos conta como estão os preparativos para a viagem à Europa e a expectativa de participar da Casa de Criadores.


Foto do editorial assinado por Juliana para a revista Elle


Mais uma foto do editorial de Juliana para a publicação

Casa de Criadores: Você tem formação em arquitetura. De onde saiu a motivação de se voltar pra moda?
Juliana Moriya: Sim, sou formada em arquitetura. Mas na verdade além da arquitetura, a moda, o design e a fotografia sempre me chamaram muita atenção. Desde cedo já sabia que iria trabalhar com algo relacionado à criação e estética. A carreira como arquiteta estava indo bem, mas depois de voltar de uma viagem que mudou muita coisa na minha vida, resolvi fazer o que realmente era apaixonada, me dedicar a moda.

CdC: Como foi quando você descobriu que estava entre os finalistas do It MTV Elle Fashion Fabric?
Juliana Moriya: Desde que entrei no curso de moda, participei de vários concursos. Sempre chegava até a final, mas nunca havia ganhado – o que não me fazia desistir, já que aproveitava esses concursos para ganhar mais experiência. Foi bem engraçado o dia que eu descobri que estava entre os finalistas. Na mesma hora que a MTV me ligou, o coordenador do meu curso tinha acabado de falar que eu era finalista de um outro concurso. Tudo aconteceu muito rápido.


Os três looks ultrafemininos e contemporâneos desenvolvidos por Juliana em apenas seis dias

CdC: Como foi ter o trabalho julgado por profissionais renomados da área e de quebra vencer o programa?
Juliana Moriya: Ter sido julgada por profissionais de peso foi ao mesmo tempo espantoso e gratificante. Na hora eu só pensava: ou eu estou no caminho certo ou realmente eu não sirvo para isso. Vencer o programa com jurados deste porte foi a certeza de que devo seguir em frente como estilista.


Os finalistas Jonathan Gurgel e Juliana Moriya, a top Carol Ribeiro e o estilista Alexandre Herchcovitch

CdC: Qual é a sua expectativa para desfilar na Casa de Criadores? Como são as peças que você pretende mostrar?
Juliana Moriya: As minhas expectativas são grandes. Quero muito que as pessoas que me julgaram no concurso fiquem satisfeitas por terem me escolhido. E, é claro, espero que todos gostem do meu trabalho e logo esteja vestindo a mulher brasileira. As peças refletem bem as minhas influências e mostra bem o que eu gosto. Irei apresentar peças que visualmente são muito simples. Procuro sempre explorar a sensualidade da mulher de forma sutil e elegante com um ar mais contemporâneo.


Croquis de Juliana Moriya

CdC: E a viagem para a Europa? Como estão os preparativos?
Juliana Moriya: Viajo no final de junho. Começarei com um workshop de maquiagem e cabelo para desfiles no Instituto L’Oreal em Paris e depois sigo para Milão onde ficarei estudando por um mês. Depois disso, vou ficar por mais um tempo pesquisando tendências e me aprofundando mais.

CdC: Você já sente que está colhendo os frutos da exposição que o seu trabalho teve no programa? Já rolou alguma parceria legal?
Juliana Moriya: Com certeza, o programa me abriu muitas portas. E agora com minha participação na Casa dos Criadores, acredito surgirão mais oportunidades. Sobre parcerias, sim, já recebi algumas propostas bacanas. Ainda estou estudando. Neste momento estou focando mais no desfile e na repercussão dele.

Compartilhe: