U+REVIEW: Projeto Lab // Fernando Cozendey inverno 2012

via @U_MAG

foto: Felipe Abe

Parece beachwear, mas não é. Ou melhor, talvez seja, porém com uma pegada completamente urbana, meio roupa do dia a dia. Mas se assim o for, então não seria moda praia. Seria, então, algo híbrido entre o beachwear, as roupas esportivas e uma alfaiataria tão adesiva que mais parece pintura corporal. Ou nada e tudo disso misturado.

É assim, com uma boa e interessante confusão que o carioca Fernando Cozendey estreia no line-up do Projeto Lab. Totalmente confeccionada em Lycra® (não por acaso sua patrocinadora), a coleção gira em torno dos rituais funerários _o que já dá conta de explicar a cartela de cores (toda em preto e branco), os recortes e estampas de esqueleto e a presença da alfaiataria, ainda que de forma ilusória ou figurativa. Porém, se a inspiração soa algo mórbido, o resultado é bem o oposto. Há aqui algo muito mais lúdico do que propriamente fúnebre. Vem daí a leveza e descontração dessa coleção que, facilmente, poderia apresentar-se pesada ou de alguma maneira exagerada.

Seu ponto forte e fraco, porém, encontram-se sobre uma mesma característica: a Lycra _tecido um tanto ingrato para se trabalhar. Ainda assim, Fernando consegue tirar o melhor do material. Focado sempre na base de maiôs, transforma a peça em vestido-sereia, e, macacão com uma alfaiataria trompe l’oeil, em vestido com barra franjada e em legging com estampa tipo jeans. Tudo super colado ao corpo, num sexy, assim, sem querer ser, sabe?

E a proposta de Fernando é exatamente essa: experimentar não só com a moda praia, mas também extrapolar os conceitos do que é possível e aceitável com o tecido Lycra®. Porém, se é esse mesmo o caminho que o estilista quer seguir, algumas considerações mereciam ser tomadas. Por exemplo, descobrir formas mais contundentes de criar desejo de moda e de consumo através do material escolhido. Mostrar como sua técnica e bom manuseio de tal tecido podem ser aplicadas de maneiras mais criativamente relevante e com real apelo seja em termos de imagem, como de realidade.

+ Veja fotos do desfile de inverno 2012 da Fernando Cozendey

 

 

Esta crítica é assinada pela equipe da revista U-MAG, que teve autonomia e liberdade total para criticar todos os desfiles. Suas opiniões não refletem, necessariamente, as mesmas do evento.

 

Veja o vídeo abaixo

 

Compartilhe: