U+REVIEW: Projeto Lab // Gabriela Sakate inverno 2012

via @U_MAG

foto: Felipe Abe

Gabriela Sakate sempre foi meio que o patinho feio do Projeto Lab _espaço que, como o próprio nome indica, deveria funcionar como um laboratório para coleções experimentais. Adepta de um visual simples, estética limpa, a estilista sempre pareceu meio que deslocada no line-up do evento. Porém, para o inverno 2012, Gabriela mostra-se mais relevante criativamente e também como integrante desse pequeno laboratório de criação. Alinhada ao atual cansaço da moda em relação aos excessos, sua coleção ganha força ao apostar numa silhueta limpa, formas uras e inteligente escolha e manuseio de tecidos _ainda com uma imagem de moda bastante interessante.

Com uma coleção toda trabalhada na geometria, Gabriela vai a fundo na sua busca por simplicidade _agora de um jeito quase modernista no modo de lidar com as formas e silhuetas. Elimina quase todo e qualquer excesso ou detalhe desnecessário, reservando esses para pequenas peças de metais dourados, zíperes ou então as espécies de capas plastificadas (lembrando placas de cobre) _uma boa sacada do stylist Felipe Fernandes para reforçar a imagem na passarela. Dessa vontade de sofisticação minimalista-geométrica sobressaem alguns casacos de lã dublada com suas formas bem definidas, o vestido preto todo retinhos e com o interior das mangas longas em tule, e a blusa quadradinha com frente de algodão texturizado e costas de crepe pregueado.

Porém, o visualmente simples é tecnicamente complexo e, assim, muitas das peças de Gabriela pecam pela modelagem problemática e caimento impreciso. O que poderia ser um incrível casaco em termos de design, deixa a desejar por pequenas falhas que podiam ser corrigidas houvesse ali um maior apuro técnico, ou parceria e reforço de equipe mais capacitada. Tudo bem que a marca econtra-se ainda em fase embrionário, mas se essa é realmente sua vocação e identidade vale aqui, então, um investimento maior nesse sentido. Afinal, boas ideias Sakate já mostrou ter.

+ Veja fotos do desfiles de inverno 2012 de Gabriela Sakate

 

 

Esta crítica é assinada pela equipe da revista U-MAG, que teve autonomia e liberdade total para criticar todos os desfiles. Suas opiniões não refletem, necessariamente, as mesmas do evento.

 

Veja o vídeo abaixo

Compartilhe: