Conheça um pouco mais de Karin Feller

S

PERFIL DE ESTILISTA

KARIN FELLER

A partir desta semana passaremos a publicar uma série com os perfis dos estilistas da Casa de Criadores. Para abrir os trabalhos, convidamos a jovem e talentosa Karin Feller. Quem olha para a doce estilista, com seu ar de menina, não pode imaginar a grande experiência e o enorme talento que ela exibe a cada coleção apresentada na passarela. Nascida em Tel Aviv, Karin veio para o Brasil aos nove anos de idade. Morou inicialmente no Rio Grande do Sul antes de se mudar definitivamente para São Paulo, cidade que adotou e onde vive.

Karin conta que começou a se interessar por moda através do desenho. “Sempre gostei, era minha brincadeira favorita”. Aliás, o desenho de Karin é mesmo incrível e suas ilustrações estão sempre presentes em seu trabalho. “Comecei a desenhar algumas roupas, e disso surgiu a vontade de seguir uma profissão onde eu fizesse aquilo que, para mim, era também uma diversão”, conta. Estudante de moda da faculdade Santa Marcelina, Karin despontou cedo no cenário fashion brasileiro ao vencer a primeira edição do projeto Ponto Zero, em 2008. O prêmio era entrar para o line-up da Casa de Criadores, onde está até hoje.

A trajetória entre vencer o concurso e abrir a sua própria marca levou algum tempo. Karin tem um ateliê e pretende expandir no Brasil a venda de suas coleções. Quando começou, exportava somente para o Japão. “Hoje é um dos nossos melhores clientes”, diz. Em seu processo de criação, busca inspiração “nas pessoas, na rua, e principalmente em um papel e numa lapiseira”. Conhecida pelas suas estampas exclusivas, Karin cria para mulheres que “pretendem construir seu estilo sem necessariamente estarem presas às tendências”.

Perguntada sobre como vê a moda brasileira, a estilista aponta para seu constante crescimento. “Acredito muito no nosso trabalho, acho que o Brasil tem muita coisa incrível para mostrar e um mercado cheio de possibilidades”. Karin, porém, também enxerga que há muito ainda a se conquistar. “Claro que temos algumas deficiências, já que a firmação da moda no Brasil é mais recente do que em outros países, mas eu vejo que os atuais estilistas têm muita vontade de profissionalizar cada vez mais nosso setor, que é uma potência na indústria brasileira.” E completa: “fico feliz por cada conquista que a nossa moda alcança, e espero que o governo crie políticas que beneficiem e potencializem mais a capacidade produtiva e a economia do segmento”.

Look do desfile de verão 2014 de Karin Feller

Look do desfile de verão 2014 de Karin Feller

A pior coisa da profissão? “Talvez fosse o tempo que demanda e a dedicação, mas isso eu acredito que acontece em qualquer área onde você queira realmente abrir um negócio próprio. O único momento em que fico desanimada de verdade, é quando sinto que ainda falta incentivo por parte do governo para a nossa indústria têxtil”. E a melhor? Karin nem pensa duas vezes ao responder que é “reconhecer alguém usando alguma roupa sua na rua”.

Em sua próxima coleção (inverno 2012), a ser desfilada em outubro na 34ª Casa de Criadores, Karin buscou inspiração em coleções de objetos e nos animais. Desta vez o gato e a borboleta deram o tom, “porque existem muitas pessoas com muitos gatos, e porque coleções de borboletas são muito bonitas”, conta.

Karin finaliza a entrevista falando sobre sua admiração pelo estilista Alber Elbaz, da Lanvin, “por conta da história de dedicação e do gosto afinado dele, que realmente me inspira”. No Brasil, destaca o trabalho das marcas Farm e Animale. “Mas um dos estilistas que eu admiro desde a época da escola é o Alexandre Herchcovitch, porque ele sempre encontra soluções inteligentes.”

Se quiser ver o último desfile de Karin (verão 2014), clique aqui

Karin Feller
Onde encontrar multimarcas no Brasil e no Japão
Site www.karinfeller.com
Facebook Karin Feller
Tel.: 55 11 3496-0246

Compartilhe: