Gustavo Carvalho, animado e provocador!

1075086_496427530435854_1573793774_n

PERFIL DE ESTILISTA

GUSTAVO CARVALHO

Ele não para, é agitado, irrequieto, criativo e provocador. Bem a “cara” da Casa de Criadores. Ele é Gustavo Carvalho, estilista carioca que faz sua estreia nesta 34ª edição. “Sou do Rio de Janeiro, formado em modelagem pelo Senai Cetiqt. Vim para São Paulo para começar uma pós em Artes e trabalhar com o estilista Reinaldo Lourenço. Além disso, fui um dos 10 selecionados no reality show Estilista Revelação, da rede Globo no ano passado; fiquei em segundo lugar no concurso internacional para vestir a cantora britânica Jessie J. no último Rock in Rio e participei do Fashion Mob 2012”, dispara, ao fazer um breve resumo de sua trajetória.

Breve resumo mesmo, já que Gustavo “respira moda” 24 horas por dia. “Moda entrou na minha vida por acaso, já que eu sempre gostei muito de matemática e de artes. Comecei a estudar criação e, por mais que eu ame todo o processo criativo da moda, me faltava algo. Faltava a mão na massa! Então fui estudar modelagem e estou aqui”, conta Gustavo.

Depois de se formar, o estilista trabalhou com produção de moda, fez figurino para festas e shows etc. “Quando vim para São Paulo (há uns 13 ou 14 meses) foi que a coisa começou mesmo! Fiquei um tempo com o Reinaldo Lourenço, como assistente de estilo, depois participei dos concursos (Globo e Jessie J) e trabalhei com a cantora de música eletrônica Lorena Simpson. Tive a oportunidade de fazer parte da equipe de figurino da cantora Beyonce durante sua passagem por São Paulo. E estou começando a minha marca agora!”, diz.

Gustavo adora trabalhar com couro, gosto que credita a uma possível influência de Reinaldo Lourenço. “Passei a amar o tecido e aprender a trabalhar com ele”, afirma. Não à toa, gosta de mulheres fortes, seja pela imagem, seja pelo posicionamento político. E cita uma de suas musas, a atriz Tilda Swinton. Já na moda, gosta de Cristobal Balenciaga, Nicolas Ghesquiere e de Alexander Wang.

Tilda Swinton: ícone

Tilda Swinton: ícone

“Eu crio pensando em uma mulher que esteja num momento de vida onde precisa ser dona de casa, mulher de negócios, e ainda ter uma vida social ativa. Normalmente são mulheres que se destacam naquilo que fazem e inspiram outras pessoas, seja pela sua forma de pensar, agir ou de trabalhar”, diz, ao definir o perfil de sua cliente ideal.
Gustavo termina a entrevista afirmando que “moda é a ferramenta que alimenta minha vida. Eu amo o que faço e isso me realiza. A sensação de trabalho bem feito, de ver alguém usando sua roupa no dia a dia. A reação do público é a melhor coisa na moda”.

Inverno 2014 “Essa é minha primeira coleção e estou bem ansioso para poder apresentá-la. Eu falo basicamente do trabalho neoconcreto da artista plástica brasileira Lygia Clark. Esse link entre o trabalho da artista e o meu é perceptível nos diversos recortes e nas peças, em sintonia com a fragmentação existente na obra de Clark. Além disso, trabalho com muito moletom e neoprene em técnica de alfaiataria como forma de compartilhar o pensamento de Lygia de que a produção artística não precisa, necessariamente, seguir nenhuma ideia já pré-concebida das academias de Bela Artes. Finalizo com uma cartela de cor sóbria, onde o interesse é ressaltar o shape reto e com mangas soltas, conforme a silhueta dos anos 80”.

Site http://gustavocarvalhodesigns.tumblr.com/
Facebook www.facebook.com/gustavocarvalhofashiondesigner
Tel. +55 11 9 5956 9944

Compartilhe: