Casa Geração Vidigal faz aclamada primeira apresentação na Casa de Criadores

A Casa Geração Vidigal é um projeto da Associação Brasileira sem fins lucrativos, ModaFusion, aberto em 2013 pela francesa Nadine e a brasileira Andrea Fasanello. Primeira e única escola de moda numa favela do Rio de Janeiro, ela oferece aulas gratuitas para jovens de comunidades interessados no universo fashion e fez sua primeira participação na Casa de Criadores.

Identificando, capacitando e inserindo jovens talentos no mercado, a Casa Geração Vidigal quer posicionar o Brasil no circuito internacional da moda para estimular sua cena nacional e internacional. Acredita que moda com responsabilidade social é um desafio para o país como um instrumento de desenvolvimento econômico na luta pela diminuição da pobreza, e tem o potencial de se transformar em uma vitrine sustentável com o estilo do Brasil aos olhos do mundo.

Foram sete coleções apresentadas pelos alunos Allan Machado, Mariane Ferreira, Alice Calzolari, David Elias, Lucas Wollker, Daniel Kalleb, Clara Vitória, Klyssya Martins, Valeska Mitrano, Vanessa Mitrano, Rodrigo Guedes, Junior Santos, Jéssica Senra, Rodrigo Severiano e Camila Vaz, que contam com o styling de Dudu Bertholini no evento. Activewear, Beachwear, Landslide, Mescla, Streetwear, Sustentável e Teen, discutem, entre os temas, um novo futurismo, o caos não previsível, a palavra “mudança”, a busca de um novo modo de produzir e consumir, o grafite nas ruas do Rio de Janeiro e a quebra do concreto.

Além disso, a Casa Geração mostrou também a fragrância polisex TRAMA, desenvolvida pelos alunos. Vale destacar, ainda, que um de seus talentos, Camila Vaz, acaba de representar o Brasil na Semana de Moda de Paris com a coleção Activewear, a qual criou orientada por seu padrinho no projeto Yassine Saidi, diretor artístico da Puma, que se encantou com o trabalho da carioca inspirado nos uniformes antigos de atletas, importante pauta no ano das Olimpíadas.

Para se inscrever, os jovens precisam ter entre 18 e 25 anos, passar em duas etapas de seleção e se comprometer com sensibilidade, habilidades e motivação. Vinte jovens, de aproximadamente 400 inscritos por ano, são escolhidos, e as aulas técnicas incluem estilo/criação, modelagem, corte/costura, história da moda, antropologia da moda e moda sustentável.

STYLING
Dudu Bertholini – Marcello Martins – Daniel Kalleb

BELEZA
Brenno Melo

TRILHA SONORA
Dj Gringo da Parada

VENUE
André Hidalgo © Casa de Criadores

APOIO
TECIDOS Kalimo

ACESSÓRIOS Converse, Puma, Twins for Peace, Poch, Pinto Rosa, Isca, A-Aurora

ARTESANATO Mulheres Artesãs da Rocinha

AVIAMENTOS Hak

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
PADRINHOS
Lenny Niemeyer: BEACHWEAR
Gabriel Oliveira (Farm): STREETWEAR
Tarcisio Brandão: SUSTENTÁVEL
Fernando Cozendey: TEEN
Andrea Marques: SOFISTICADA
Yassine Saidi (Puma): ACTIVEWEAR

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS
André Namitala, Livia Cunha Campas, Remi Kolezki, Chiara Gadaleta, Robert Forrest

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