Pefil da Casa: da superação e do upcycle / zero waste nasce a coleção de Renata Buzzo

“R E B Ô: Processos Criativos para Esquecer é uma coleção que fala sobre recomeços, o processo em si de enxergar possibilidades de renascimento em situações difíceis, transformar uma experiência ruim em algo bom. É também por causa do tema que o upcycle e zero waste vêm com protagonismo: a coleção em si não gerou lixo algum e ainda aproveitou o lixo da anterior como matéria-prima. Tema e processos de fabricação totalmente entrelaçados, o reuso da matéria proveniente de uma situação ruim versus a reciclagem de sentimentos que aquela matéria me causava. A ideia do tema partiu de uma experiência ruim pessoal: às vezes não sabemos com quem estamos lidando, às vezes a maldade vem velada, escondida por uma fachada doce, pueril, monocórdica… Rasgaram, danificaram e cortaram errado propositalmente toda matéria-prima da coleção anterior para boicotar a minha participação em um evento internacional. Desse ônus emocional e financeiro e de uma quase depressão nasce a coleção”. É por esse caminho que Renata Buzzo se apresenta no dia 9 de novembro no Projeto LAB, na Casa de Criadores.

A estética da coleção é infantilizada, a cartela é leve, doce e pontuada por alguns tons mais sujos. As joias assinadas pela marca Bartl foram desenvolvidas a partir do sorriso de uma boneca alemã muito comum antes da Segunda Guerra. “Com as bombas e a destruição da guerra, muitas fábricas foram soterradas e muitas bonequinhas foram descobertas anos depois, entre elas a que foi usada como molde para as joias. A ideia de se usar o sorriso da boneca traz intrínseco o carácter dissimulado do personagem desta coleção que vela toda sua psicopatia atrás de um sorrisinho inocente e uma fachada infantil”, diz Renata.

Formada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, Renata fez pós-graduação em styling e imagem de moda pela mesma instituição. É vegana e seus ideias sempre surgem em seu trabalho, assim como seu engajamento pelas causas animais. Criada em 2013, sua marca tem como público principal as noivas e as roupas para celebrar. Logo ficou conhecida como a primeira marca de noivas veganas, com peças únicas. A marca já desfilou na Fashion Week de Vancouver em 2014. “Nossa! Fiquei super feliz de ter entrado na Casa de Criadores. Acompanho desde muito nova e sempre foi um objetivo desfilar no evento. Aconteceu de eu fazer a minha estreia fora do país, mas sinto como se eu estivesse no meu primeiro desfile e a expectativa é muito maior porque agora estou em casa.”

Compartilhe: