Supernova! André Hidalgo fala do processo de seleção do Projeto Lab e sobre moda brasileira

Vem aí (em abril) a 41ª edição da Casa de Criadores e com ela os novos estilistas que vão fazer parte do Projeto Lab, a porta de entrada de novas revelações no evento. A pré-seleção já foi feita e agora o júri especializado vai analisar e votar nos três melhores projetos. Até lá, fique com uma entrevista com André Hidalgo, idealizador da Casa de Criadores, falando sobre o processo de seleção do Lab e também sobre moda brasileira.

Site da Casa – Conte como e quando surgiu a ideia de criar o Projeto Lab da Casa de Criadores.
André Hidalgo –  Quando chegamos na 7ª Casa de Criadores, os estilistas que desfilavam desde a primeira edição começaram a reclamar que a imprensa ainda se referia a eles como “novos talentos”, apesar de muitos já terem loja própria, pontos de venda espalhados pelo Brasil etc. Em paralelo, também percebi que quem entrava no evento tinha a desvantagem de ter seu trabalho avaliado de igual para igual com os veteranos. Foi aí que veio a ideia de criar um projeto dentro do evento que servisse como “porta de entrada” para os novos talentos, com desfiles menores (em torno de 10 looks). Assim surgiu o Projeto Lab, que se mantém no evento até hoje porque cumpre muito bem sua função. Quem começa através do Lab pode (e deve) fazer desfiles mais conceituais, ainda sem grandes compromissos comerciais. É uma espécie de “test drive”, tanto para o estilista quanto para o próprio evento. E a imprensa especializada super entende e vê o projeto sob uma perspectiva mais aberta, captando todo o potencial que um jovem estilista pode ter, já que os selecionados fazem três edições do Lab antes de migrar para o line-up oficial do evento. Até hoje, a experiência tem sido ótima!

Desfile Renata Buzzo

Desfile Renata Buzzo

Site da Casa – Como funciona a seleção e quais os critérios para a escolha de novos estilistas para o Projeto Lab?
André Hidalgo – Normalmente quando abrimos as inscrições, pedimos para que os interessados nos enviem um projeto de coleção (com croquis, referências etc) e também um look completo já confeccionado. Chamamos um grupo de profissionais do mercado de moda para avaliar esses projetos através de notas e os mais votados entram no evento de acordo com o número de vagas. Entretanto, este ano estamos inovando e fazendo toda a seleção através de uma nova plataforma, a BeYou, que agiliza bastante o processo, uma vez que a primeira etapa é feita totalmente online. Para você ter uma ideia: normalmente recebemos os projetos pelo correio e, neste caso, temos cerca de 50 a 60 inscritos. Com a seleção online esse número subiu para mais de 200. E são trabalhos excelentes, ficamos surpreendidos com o nível dos candidatos. Quanto à escolha, pedimos aos jurados que julguem o conceito da coleção, acabamento das peças, materiais utilizados etc. O público também pode votar no seu favorito (clicando aqui), mas esses votos não são computados. Em compensação, o vencedor do voto popular ganha uma exposição do seu look no evento.

Desfile ModaLab Inacap

Desfile ModaLab Inacap

Site da Casa – Quais os estilistas que já foram revelados no Projeto Lab?
André Hidalgo – Der Metropol, Diego Fávaro, Emilene Galende, Felipe Fanaia, Fernando Cozendey, Igor Dadona, Isaac Silva, Karin Feller, Karlla Girotto, Också, R. Rosner, Samuel Cirnansk e Tarcísios Brandão, entre vários outros.

Desfile Elias Kaleb

Desfile Elias Kaleb

Site da Cada – Como está sendo a seleção para a próxima edição?
André Hidalgo – Estamos no meio do processo. Como disse acima, ficamos admirados com a qualidade dos trabalhos apresentados. Está sendo bem difícil tirar apenas três nomes no meio de projetos tão interessantes. Não queria estar na pele dos jurados, embora eu seja um deles (rs). Aliás, nossa banca avaliadora é incrível: além de mim, Camila Yahn (FFW), Chiara Gadaleta (stylist), Daniel Ueda (stylist), Eduardo Viveiros (Chic), Evilásio Miranda (consultor), Jorge Wakabara (Lilian Pacce), Juliana Jabour (estilista), Maria Prata (jornalista), Patricia Bonaldi (estilista), Rafael Varandas (Cotton Project), Silvia Rogai (Vogue), Susana Barbosa (Elle), Taciana Veloso (Index assessoria) e Thiago Ferraz (stylist), entre outros.

Desfile ACRVO

Desfile ACRVO

Site da Casa – Na sua opinião, o que os estudantes de moda do Brasil têm de melhor? Seus diferenciais…
André Hidalgo – Os estilistas brasileiros em geral são muito criativos, e vejo isso em especial nos estudantes vindos de faculdades de moda. Existem cursos muito bons no Brasil e, de fato, vejo que a maioria deles prepara bem seus alunos. Claro que existem alguns cursos ruins, mas em geral as faculdades têm feito um bom trabalho. O diferencial vem na apresentação dos projetos, no cuidado com o acabamento das roupas, na visão comercial (fator fundamental!).

Site da Casa – O que já podemos esperar da nova edição da Casa de Criadores?
André Hidalgo – Desfiles incríveis! Tenho ficado impressionado em perceber o quanto as coleções apresentadas na Casa de Criadores estão cada vez melhores. Nossos estilistas não devem em nada aos criadores gringos. Esse ano a Casa de Criadores faz 20 anos, então teremos várias novidades, mas ainda não posso contar nenhuma (rs). Aguardem!!!

Desfile Caroline Funke

Desfile Caroline Funke

Site da Casa – Como vc vê a moda hoje no Brasil? Onde acertamos e onde erramos?
André Hidalgo – A moda brasileira hoje está num patamar muito elevado em termos de qualidade de produto. Mas temos que melhorar muito diversos outros aspectos, como preço, design, investimento em mão de obra especializada etc. Temos que pressionar o governo para reduzir impostos, coisa que acontece em vários outros países da América Latina, como a Colômbia, por exemplo, onde o varejo de moda é bastante desenvolvido e acessível. O mercado brasileiro ainda é muito desunido para ter tido conquistas significativas. Os egos ainda falam mais alto, infelizmente, e o pensamento individual não leva a lugar algum. Precisamos amadurecer, nos unir e lutar pelo fortalecimento do setor. Precisamos de mais lideranças atuantes. A Casa de Criadores tem feito um trabalho bastante interessante no sentido de unir grandes empresas investidoras a jovens estilistas com muito potencial (comercial, inclusive). E os resultados desse esforço já tem aparecido com consistência.

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