O futuro da formação de moda e suas vertentes em entrevista com Ivan Bismara da FAAP

Existem muitas dúvidas sobre o presente e o futuro da formação de moda no Brasil. Antes curso tratado como alternativo diante de escolhas clássicas como Direito, Medicina e Administração de Empresas, hoje Moda se torna cada vez mais popular. Mas o que é muito comum entre os que optam pelo curso é dúvida a respeito da área: onde atuar, o que fazer e como começar. Para ajudar nesta etapa, e descobrir a quantas andam a formação de moda no Brasil, entrevistamos Ivan Bismara, fotografo e coordenador do curso de Design de Moda da FAAP, em São Paulo!

ivan

Ivan Bismara, fotógrafo e coordenador de moda do curso Design de Moda da FAAP || Créditos: Reprodução

Casa de Criadores: Qual é o desafio dos futuros profissionais de moda?
Ivan Bismara: “A moda está indo para um caminho do feito à mão, mas que não diz respeito só à costura, mas também à criação de novos materiais e fibras. No futuro vamos fazer roupas em 3D. Então existem dois lados fortes no futuro da moda: o artesanal e o tecnológico. E o desafio dos profissionais da área será fazer com que elas conversem.”

Casa de Criadores: Dos alunos que se formam em moda, muitos seguem outras áreas. Por que isso acontece com frequência? 
Ivan Bismara: “As pessoas precisam entender que moda não é só roupa. Não é porque ela não está trabalhando com roupa ou acessórios que saiu da moda. Moda não é só isso. Dentro da moda é possível trabalhar com qualquer tipo de superfície, como por exemplo tapeçaria ou até na Brastemp, que agora lançou um serviço de customização da superfície de suas geladeiras.”

Casa de Criadores: E o que vocês têm feito na faculdade para que a percepção das pessoas mude com relação a isso?
Ivan Bismara: “O curso de Moda da FAAP mudou. Ele se atualizou. Hoje, o professor mostra para o aluno a tendência dentro do mercado. Não incluímos novas disciplinas mas introduzimos novos conceitos a elas, como por exemplo sustentabilidade e a forma de trabalhar com outras superfícies dentro da moda. Nos readequamos ao mercado. O TCC da FAAP, por exemplo, pode ser diverso: desde coleção à criação de uma revista, linha de joias etc. Esta é a visão que a FAAP quer passar.”

Casa de Criadores: Qual é o perfil do melhor aluno?
Ivan Bismara: Tem repertório, cultura, mente aberta a novas possibilidades.

Sala-de-Modelagem-4

Sala de modelagem da FAAP || Créditos: Reprodução

*No próximo semestre, a FAAP vai incluir a opção Film Fashion como disciplina especial, onde será ensinado como se faz um filme de moda.

Compartilhe: