Perfil da Casa! Entre o sombrio e o otimismo, todos os lados de Igor Dadona neste bate-papo!

A mistura de streetwear, alta-costura, alfaiataria e acabamentos feitos à mão dão o tom das coleções cheias de personalidade de Igor Dadona, que abaixo conta um pouco sobre sua marca, sua história e como venceu em um mercado tão concorrido tendo em mãos um mínimo de investimento e, claro, muita força de vontade. Confira!

Casa de Criadores – Conte sobre sua marca. sobre processo de criação e onde ela vende atualmente?

Igor Dadona –  “A marca junta elementos da moda de rua com a austeridade da alfaiataria. com fortes referências subjetivas e temas pessoais recorrentes. Mesclando o lúdico e o underground, a marca destaca uma beleza não óbvia e muitas vezes considerada sombria, questionando um maior exercício do olhar e percepção de cada indivíduo. Exercícios de modelagem, silhuetas e materiais comuns no universo feminino transpostos para o masculino e o uso recorrente do preto e misturas de padronagens são algumas características da identidade visual da marca, que também traz elementos da alta-costura para o universo do streetwear, como os bordados e os acabamentos feitos à mão. Atualmente, a marca pode ser encontrada para compra através das redes sociais: instagram @igordadona e Facebook Igor Dadona. As peças são feitas sob encomenda e sob medida, enviadas para todo o Brasil. Também é participante da nova plataforma da revista “Catarina”, a “The Future”. Em Nova York a marca pode ser encontrada em loja física por meio da multimarcas Elkel at Public.Factory na 310 West Broadway, em Nova York.”

Igor Dadona Casa de Criadores- Inverno 2017 Novembro / 2016 foto: Alexandre Schneider/Fotosite

Look de Igor Dadona na Casa de Criadores em novembro de  2016 || Créditos: Alexandre Schneider/Fotosite

Casa de Criadores – Conte um pouco sobre sua coleção para esta edição da Casa de Criadores.

Igor Dadona – “Igor Dadona / Season 1 – 2017 tem esse nome pois não é totalmente de verão e nem totalmente de inverno. A coleção tem como base a série ‘Saltimbanques’, obra do fotografo francês Lucien Clergue. Na série, o fotógrafo retrata um parque lúdico e poético localizado em meio a ruínas e habitado por crianças que se mostram como bailarinas, acrobatas, violinistas, arlequins. Para a coleção se materializar foram usadas as imagens do arlequim e de palhaços e a beleza e felicidade sombria e duvidosa presente nestes personagens. Traçando um paralelo com nossa sociedade atual, a coleção ainda discute a felicidade em época de Instagram, onde todos devem se mostrar bem e por muitas vezes, mostrar uma vida que não é real. Diariamente colocamos nossa fantasia de ‘palhaço’, seja para velar uma tristeza interna ou para forçar um sorriso em meio ao caos que se instala no mundo. As cores são preto, branco, azul marinho, rosa, vermelho, rosé. E tecidos: nylon, sarja resinada, sarja acetinada, viscose, algodão e fio de seda. Nessa temporada, a marca Igor Dadona se junta em uma parceria exclusiva com a mineira Factoria, marca de streetwear conhecida por estampas emblemáticas. A coleção cápsula conta com 3 peças (duas blusas de moletom e uma camiseta), com estampas criadas exclusivamente para o desfile, e que serão vendidas no site da marca em esquema ‘see now, buy now’ logo após o término da apresentação. Sempre me cerco com uma equipe que costumo chamar de ‘família’, pois é essa a relação que temos mesmo. Trabalho praticamente com a mesma equipe desde o meu primeiro desfile. O querido Marcio Banfi é quem assina o styling. A beleza fica mais uma vez por conta da talentosa Patricia Monaco. Tem o pessoal da Factoria fazendo moletons, o Marcio Krakhecke que sempre faz os acessórios de resina. Tem o Derek e o Augusto que cuidam da trilha sonora, tem a minha costureira Ivani que trabalha comigo desde criança (ela costurou meu uniforme da pré-escola!). Enfim, me cerco de amigos/profissionais para que tudo seja leve!”

Casa de Criadores – O evento comemora 20 anos em 2017. Na sua opinião, qual o motivo de tanto sucesso e como a Casa de Criadores tem ajudado sua marca a crescer e se tornar mais atuante no mercado?

Igor Dadona – “Acredito que o sucesso do evento é principalmente por não ser algo repetitivo. A cada edição se transforma, seja em sua locação, seja em seu line up. É delicioso ficar de olho e aguardando pelas novidades. A Casa de Criadores foi fundamental para o crescimento da minha marca. O evento possui uma visibilidade e cobertura da mídia impressionantes. Depois do meu primeiro desfile, posso avaliar certamente um crescimento de pelo menos 80% na marca Igor Dadona.”

Igor Dadona Casa de Criadores- Inverno 2017 Novembro / 2016 foto: Alexandre Schneider/Fotosite

Look de Igor Dadona na Casa de Criadores em novembro de 2016 || Créditos: Alexandre Schneider/Fotosite

Casa de Criadores – Quais as dicas que você dá para quem está pensando em criar uma marca de moda?

Igor Dadona – Primeiramente é importante saber que não é brincadeira e não é glamouroso. Trabalhar com moda exige planejamento e disciplina sempre! Para quem tem dinheiro ou tem um sócio investidor, certamente as coisas são mais fáceis, porem é possível sim começar do zero. Eu mesmo comecei a minha marca com 500 reais de investimento. Fui planejando e investindo o lucro na marca. Ela vai crescendo aos poucos, mas isso é o mais importante. Não importa se é rápido ou devagar, o importante é sair do lugar =]”

Casa de Criadores – Hoje há formas de vender via Whats App e outros formatos de redes sociais. você aposta nisso?

Igor Dadona – “Super! Minhas vendas são praticamente 100% online (Facebook, Whats App e Instagram). Além de conhecer melhor o cliente, ele sente um ambiente seguro em estar falando direto com quem cria. Acho maravilhoso e com ótimos resultados.”

Casa de Criadores – Como você pensa a imagem de sua marca?

Igor Dadona – “Primeiramente, não me preocupo em seguir nenhum tipo de tendência e nem olhar para outros designers, sejam nacionais ou internacionais. Obviamente que às vezes acontecem coincidências criativas, mas procuro não me preocupar e nem me prender a isso. Por ser autoral e livre, acredito que o resultado seja uma imagem forte e cheia de enigmas. Gosto de pensar que o cliente, o grande expectador da minha marca, pode pegar aquilo que proponho e traduzir da maneira que quiser para sua vida. Gosto de usar temas sombrios mas belos, pois assim que vejo minha vida. E não seria honesto eu passar algo diferente disso para minha marca. Ela é uma extensão direta da minha mente e do que eu vivo. Sendo assim, a imagem pode ser interpretada como melancólica ou até triste, porém é apenas uma forma de contar historias, muitas vezes felizes.”

Igor Dadona Casa de Criadores- Inverno 2017 Novembro / 2016 foto: Alexandre Schneider/Fotosite

Look de Igor Dadona na Casa de Criadores em novembro de 2016 || Créditos: Alexandre Schneider/Fotosite

Line Up da 41ª edição da Casa de Criadores

08/05 – segunda-feira
Abertura: diegogama / Brechó Replay
Fernando Cozendey
Rober Dognani
Filipe Freire
Cemfreio

09/05 – terça-feira
Också
Felipe Fanaia
Tarcisio Brandão
Weider Silveiro

10/05 – quarta-feira
Projeto Lab: Neriage por Rafaella Caniello, ACRVO, Rocio Canvas, Senplo,
Carol Funke e Renata Buzzo
Diego Fávaro
Rafael Caetano
Alex Kazuo

11/05 – quinta-feira
Karin Feller para Di Gaspi
Igor Dadona
Ben
Isaac Silva

12/05 – sexta-feira
Vídeo – Gustavo de Carvalho
Ale Brito
Heloisa Faria
MRTNS
FILA por Der Metropol

Serviço
20 anos Casa de Criadores – 41ª edição
Data
08 a 12 de maio/2017
Horários
18h às 20h30 (Lounge)
20h30 às 22h (Desfiles)
22h às 23h (Lounge)
Local
Oficina:
Al. Olga, 187 – Barra Funda, São Paulo – SP
(em frente ao clube D-edge)

Compartilhe: