Perfil da Casa: parceria entre Brechó Replay e Diego Gama abre a 41ª edição da Casa de Criadores

A contagem regressiva para a 41ª vai muito bem, obrigado! E o perfil desta quinta-feira vem em dose dupla: trata-se de Diego Gama e Eduardo Costa – este segundo, nome por trás da Brechó Replay -, que se unem para coleção criada em parceria que será o desfile de abertura do evento, que rola entre os dias 8 e 12 de maio. Abaixo, opiniões que dão as mãos em uma moda autoral e antenada.

Casa de Criadores: Conte um pouco sobre sua marca, seu processo de criação e onde ela vende atualmente?
Diego Gama:
“Sou formado em Moda pela Faculdade Santa Marcelina e trabalhei durante 3 anos como assistente da Fernanda Yamamoto. Durante esse período fui responsável principalmente por parte do desenvolvimento têxtil e superfície. Algo que sempre carreguei comigo para o que produzia. Meu processo criativo sempre falou muito sobre meu pessoal e naturalmente senti a necessidade de dar mais atenção a isso, assim comecei a diegogama. Na verdade, posso dizer que a marca tem sua estreia enquanto marca na abertura dessa edição da Casa. Até então estive me preparando pra isso enquanto levava como um projeto paralelo. Sobre a venda, faço pedidos sob encomendas pelo meu perfil do Instagram (@y.diegogama) e nos próximos meses começarei a vender em uma multimarcas.”

Eduardo Costa: “Comecei o Brechó Replay há quase 2 anos junto ao meu ex sócio. Depois de assumir o comando do brechó, resolvi mudar o foco, que era venda, para algo mais voltado à produção de conteúdo de moda, mas que refletisse sobre essa área mais como uma consequência de interações e construções sociais do que apenas um produto feito para consumo. Por isso sempre procuramos a crítica social para evidenciar todos os corpos como reais e necessários, como produtores de estéticas e propagadores de ideias. Produzimos nossos próprios editoriais de forma colaborativa com diversos fotógrafos, maquiadores e artistas em geral. Fazemos também o styling da Linn da Quebrada e da Mc Soffia. E hoje em dia estamos também centrados em potencializar os discursos de pessoas influentes na internet através do nosso Stories do Instagram, proporcionando diversos temas e discussões com nosso público. Não possuímos uma frente de venda formal, mas fazemos negócios através do Instagram (@brecho_replay).”

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Campanha da Brechó Replay || Créditos: Divulgação

Casa de Criadores: Conte um pouco sobre a coleção para esta edição da Casa de Criadores.
Diego Gama: “A partir do momento em que decidimos fazer uma parceria, eu e o Eduardo deixamos claro que queríamos que fosse algo muito real para nós e que trouxesse o DNA de nossos trabalhos. Então acabamos por misturar o impecável garimpo de peças que o Replay faz com meu trabalho de experimentação têxtil. Trouxe o meu know-how de materiais como silicone e látex para em alguns momentos beneficiar as peças, e em outros criar uma do zero. Também existe um trabalho de desconstrução e reconstrução das peças garimpadas, a fim de transformá-las em algo novo.”

Eduardo Costa: “Trazer à tona o DNA de nossos trabalhos foi também se debruçar sobre nossas relações pessoais e como encontros geram novos lugares, novas perspectivas e assim levar ao pertencimento da pessoa negra.  Para explorar mais a fundo esse conceito, levamos a estética até a Lua, lugar que uma pessoa negra nunca pisou. Nesse mistura, o minimalismo e as texturas do Diego representam muito bem esse espaço lunar e traz a produção de moda feita por negros para um lugar não estereotipado. Para fomentar essa visão de mundo, chamamos pessoas negras que estão sempre no corre pelo pertencimento e que possuem uma representatividade importante, como Rincon Sapiencia, Mc Soffia, Igi Ayedun, Tassia Reis etc. Com colaboração da Nike e da Natura FACES, pretendemos unir mundos para pensarmos num novo.”

Casa de Criadores: O evento comemora 20 anos em 2017. Na sua opinião, qual o motivo de tanto sucesso e como a Casa de Criadores tem ajudado sua marca a crescer e se tornar mais atuante no mercado?
Diego e Eduardo:
“Acreditamos que a Casa traga um olhar menos engessado para a moda. Existe mais experimentação e mais liberdade e isso é essencial e estimulante para quem trabalha com criação. Provavelmente aí esteja o segredo para continuar sendo um evento potente e relevante no cenário atual depois de todos esses anos.”

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Campanha de Diego Gama || Créditos: Divulgação

Casa de Criadores: Quais as dicas que vocês dão para quem está pensando em criar uma marca de moda?
Diego Gama: “A coerência desde a imagem gráfica às peças e às imagens finais, como editoriais e lookbooks, é essencial hoje em dia. Recebemos informações visuais a todo momento e é importantíssimo que a sua seja a que prenda a atenção e faça com que o consumidor queira saber mais sobre sua marca.”

Eduardo Costa: “Não somos uma marca de moda, no sentido restrito de produção, divulgação e venda de peças de roupas. Somos uma plataforma de conteúdo e curadoria, mas que nesse projeto acabou entrando nessa lógica por estarmos em parceria com um designer e querendo ir mais além nesse mundo de coleções, desfiles etc. Repensamos e adaptamos referências do mundo da moda para nossa curadoria de peças de brechó, sempre levando em conta nossas ideias pessoais. A coerência entre as partes de um projeto é essencial para fortalecer sua estética e seu conceito. Aprender com o mercado atual e observar as estratégias de divulgação de outras marcas independentes ajuda muito a podar ideias e avançar nesse meio.”

Casa de Criadores: Vocês usam as redes sociais para vender e divulgar suas marcas?
Diego e Eduardo: “Sim. Recebemos encomendas via Instagram, Facebook e email.”

Casa de Criadores: Como vocês pensam a imagens de suas marcas?
Diego Gama:
“Eu vejo a diegogama como uma marca que questiona as formas de se produzir e pensar em vestimenta. Existe um forte trabalho de design de superfície feito com materiais que geralmente fogem do comum no mundo têxtil, como poliuretano, silicone, grãos abrasivos etc… Além de uma abordagem intuitiva na construção das peças. Talvez por ter sido jogador de basquete, trago um ar mais esportivo e distante do corpo para o que faço. Por fim, posiciono minha marca como ‘agênera’ por acreditar que uma roupa não deve ser dotada de gênero e que não cabe a mim decidir quem deve ou não usar o que produzo.”

Eduardo Costa: “Penso no Brechó Replay como meio para mostrar esse intenso fluxo da cidade e das pessoas dentro dela. Por isso exploro tanto grupos de pessoas, identidades plurais, cenários diversos etc.”

* Em tempo: a Natura Faces, que oferece produtos para homens e mulheres, foi escolhida para assinar a beleza do desfile-performance “Encontro11”, do Brechó Replay com o estilista Diego Gama. Vale lembrar que esta não é a estreia da Natura no evento. A marca patrocinou a 40ª edição da Casa de Criadores, em novembro do ano passado, levando às passarelas o desfile Perfume de Vestir por Natura. Bastante comentado pela mídia, trazia uma interpretação dos caminhos olfativos e sensoriais da perfumaria da empresa.

Line Up da 41ª edição da Casa de Criadores

08/05 – segunda-feira
Abertura: diegogama / Brechó Replay
Fernando Cozendey
Rober Dognani
Filipe Freire
Cemfreio

09/05 – terça-feira
Också
Felipe Fanaia
Tarcisio Brandão
Weider Silveiro

10/05 – quarta-feira
Projeto Lab: Neriage por Rafaella Caniello, ACRVO, Rocio Canvas, Senplo,
Carol Funke e Renata Buzzo
Diego Fávaro
Rafael Caetano
Alex Kazuo

11/05 – quinta-feira
Karin Feller para Di Gaspi
Igor Dadona
Ben
Isaac Silva

12/05 – sexta-feira
Vídeo – Gustavo de Carvalho
Ale Brito
Heloisa Faria
MRTNS
FILA por Der Metropol

Serviço
20 anos Casa de Criadores – 41ª edição
Data
08 a 12 de maio/2017
Horários
18h às 20h30 (Lounge)
20h30 às 22h (Desfiles)
22h às 23h (Lounge)
Local
Oficina:
Al. Olga, 187 – Barra Funda, São Paulo – SP
(em frente ao clube D-edge)

 

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