Brechó Replay e Diego Gama abrem a 41ª edição da Casa de Criadores com moda politizada – #fort

Difícil imaginar um jeito melhor de começar uma semana de moda. Em tempos sombrios e conservadores como os nossos, mais ainda. Mas não estamos em um evento padrãozinho, que costuma dançar conforme a música. Aqui a batida é outra, tem ritmo próprio. Ainda bem. Assim começou a 41ª edição da Casa de Criadores, nessa segunda-feira: com o pé na porta e uma parceria bombástica entre o estilista Diego Gama e Eduardo Costa, do brechó Replay.

texto: Luigi Torre
fotos de backstage: Cassia Tabatini / FORT Magazine
fotos passarela: Marcelo Soubhia/FOTOSITE 

Desfile Brechó Replay + Diego Gama || Créditos: Cassia Tabatini

Desfile Brechó Replay + Diego Gama || Créditos: Cassia Tabatini

Primeiro veio um documentário sobre moda, representatividade e preconceito, depois um texto impactante lido pela stylist Igi Ayedun. Na sequência entram as roupas – algumas garimpadas por Eduardo e com interferências de textura e beneficiamentos de Diego, outras feitas do zero pela dupla. De formas amplas, caimento afastado do corpo, às vezes algo desconstruídas, são peças de um de streetwear minimalista e especial, como se vindo de uma rua em plena superfície lunar.

Durante o processo criativo, a dupla se pegou olhando para suas relações pessoais e como encontros nos levam a novos lugares, novas perspectivas. Daí veio a ideia de levar a coleção – e a vontade de falar sobre o pertencimento da pessoa negra – para lua, um lugar em que nenhum negro pisou até agora. Se o conceito soa fantasioso, o discurso é bastante real, uma metáfora pop de uma corrida espacial quase sempre perdida para uma grande maioria.

Para quem tinha dificuldade de enxergar, as palavras de Igi diziam tudo. Falavam sobre as dores e frustrações de quem viveu e cresceu desacreditado por impedimentos, restrições e privações sociais. A sorte é que, agora, ninguém mais vai ficar calado e, no que depender dessa turma, qualquer sonho pode – e deve – virar realidade. Até mesmo uma viagem ao espaço.

Compartilhe: