Vem ver uma história de sucesso através da Livo, marca de óculos feitos à mão no Brasil

A cultura do brasileiro na hora de escolher um novo par de óculos de sol ou de grau está mudando. Pesam na hora da compra elementos como design, material e custo. Neste cenário está a Livo, marca fundada sob pilares sustentáveis pelos empresários Guilherme Freire, Raphael Costa Neves e Arthur Blaj. Neste ano, juntou-se ao trio como sócio Ricardo Bartsch. Com modelos à venda por valores entre R$ 299 e R$ 499, a empresa criada com investimento de R$ 800 mil cresce em ritmo acelerado sob o lema “feito à mão no Brasil”. Estabelecida no mercado nacional, a marca está pronta para dar um próximo passo. Para saber mais sobre o momento atual dela, a Casa de Criadores bateu um papo com o empresário Guilherme Freire.

Óculos na fábrica || Créditos: Divulgação

Casa de Criadores: Como surgiu a ideia de criar a Livo?
Guilherme Freire: “Surgiu em 2012 quando eu e meus sócios vimos que era muito difícil encontrar no Brasil óculos com design e qualidade por um preço justo. Não conseguíamos entender qual a justificativa para um produto tão simples custar tão caro. Fomos pesquisar e vimos que o setor ótico estava concentrado na mão de grandes grupos que praticavam margens absurdas e não ofereciam ao consumidor uma experiência satisfatória no ponto de venda. Assim, decidimos fazer do nosso jeito e criamos a LIVO para provar que poderíamos oferecer um novo conceito que atendesse às nossas expectativas e das pessoas que também compartilhavam as nossas insatisfações.”

Casa de Criadores: Atualmente, qual é o tamanho da marca? 
Guilherme Freire: “Temos 60 funcionários e 8 lojas próprias, além de diversas multimarcas espalhadas pelo Brasil.”

Casa de Criadores: Quanto, em porcentagem média, as vendas online da marca representam em seu lucro total
Guilherme Freire: “Aproximadamente 10%.”

Casa de Criadores: Vocês fizeram parceria bacana com a Reserva recentemente. Pretendem fazer mais pela frente? Qual o impacto que elas revertem para a marca?
Guilherme Freire: “A parceria com a Reserva foi um sucesso e pretendemos continuar fazendo colaborações com as marcas que admiramos. Só colaboramos com marcas que compartilham nossos valores e acreditamos que este tipo de colaboração é uma ótima forma de levar nossa mensagem para pessoas que ainda não conhecem nosso conceito.”

Protótipo de óculos Livo Eyewear || Créditos: Divulgação

Casa de Criadores: 100% da produção da marca é feita no Brasil? Em que região(ões)?
Guilherme Freire: “Sim, 100% da produção é feita no Brasil, no estado de Minas Gerais. Só a matéria-prima que é importada da Itália.”

Casa de Criadores: Qual é a maior dificuldade de se produzir óculos no Brasil?
Guilherme Freire: “Produzir no Brasil é um grande desafio em vários aspectos. A maior dificuldade é o valor dos impostos que temos que arcar e os custos trabalhistas. Além de um sistema regulatório altamente corrupto. Por estes motivos, a maioria das indústrias está saindo do país para se mudar para países que oferecem condições mais favoráveis.”

Casa de Criadores: E a vantagem?
Guilherme Freire: “A vantagem é ter a consciência de que estamos fazendo o possível para lutar pela melhoria do nosso país, mesmo sabendo que estamos remando contra a maré.”

Casa de Criadores: Vocês já têm algum projeto para levar a marca para fora do Brasil?
Guilherme Freire: “Está nos nossos planos e já tivemos várias propostas, porém ainda temos muito que crescer por aqui.”

Vitrine de loja da Livo || Créditos: Divulgação

Casa de Criadores: Quais são os planos de crescimento para a marca?
Guilherme Freire: “Agora que já estamos estabelecidos com uma rede de lojas nos locais mais estratégicos para a marca no eixo RJ/SP, pretendemos expandir para outras regiões do país através de franquias e multimarcas.”

Casa de Criadores: Na categoria gêneros do site da marca, o cliente se depara com as opções feminino, masculino e tanto faz! Como vocês criam esta diferenciação por gêneros?
Guilherme Freire: “Somos a favor da diversidade e isso é só um pequeno exemplo de um dos principais valores da nossa empresa. Em nosso quadro de funcionários temos pessoas de todas as cores, gêneros e crenças ocupando cargos em todos degraus de nossa hierarquia. Acreditamos que melhor do que falar é ser verdadeiro e virar referência. Esperamos que outras empresas sigam nosso exemplo.”

Atmosfera de loja Livo Eyewear || Créditos: Divulgação

Óculos de sol Livo || Créditos: Divulgação

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