A arquitetura futurista de Sou Fujimoto está na Japan House. Casa de Criadores foi e indica!

Fomos conferir de perto neste fim de semana a mostra “Futuros do Futuro” do arquiteto Sou Fujimoto, em cartaz desde o dia 21 na Japan House, na Avenida Paulista, espaço que a gente já falou aqui em outras oportunidades. “A exposição ressalta a relação entre o homem, a arquitetura e a natureza, traço marcante no trabalho de um dos arquitetos mais admirados do mundo. Depois da passagem pelo Brasil, a mostra segue para a Japan House de Londres e de Los Angeles dentro do programa de exibições itinerantes da iniciativa”, explica 0 release da instituição.

Com produção de Toto Gallery, de Tóquio, a exibição reúne painéis e pequenas maquetes que retratam parte do trabalho do arquiteto. Apresenta as ideias e o processo de execução de Fujimoto, por meio de obras passadas e atuais, além de sugerir o potencial de construção para o futuro. Nascido em Hokkaido, mas morador de Tóquio, o arquiteto é premiado pela inovação constante para que as pessoas possam viver conectadas com o ambiente natural envolvido a paisagem urbana. Questionamentos primários como “Qual é a relação entre corpo e espaço, o dentro e o fora, o natural e o artificial, o individual e o comunitário?” estão sempre no trabalho dele.

No térreo, o tema Arquitetura Está em Toda Parte (architecture is everywhere) traz 68 peças que propõem uma aproximação com o público em geral e uma experiência de pensamento sobre novas possibilidades de uma “arquitetura a ser encontrada”. Simples garrafa ou caixas de fósforos são retratados como inimagináveis potenciais arquitetônicos. “Se colocarmos uma figura humana em um objeto de nosso convívio, automaticamente, ele se torna arquitetura. Aqui, temos maquetes que surgem do inusitado e interessante”, declara Sou Fujimoto.

No segundo andar, o tema FUTUROS DO FUTURO abriga 48 peças e 17 painéis de trabalhos antigos e recentes do arquiteto. Lá, a intenção de provocar diversos pensamentos e, assim, abrir espaço para que cada visitante imagine o futuro da arquitetura. “Existe a possibilidade de descoberta por todos e minha proposta é criarmos juntos este futuro”, declara o arquiteto. Lembrando que ele armou uma palestra no dia da abertura.

Entre outros trabalhos, o arquiteto assina o projeto da Musashino Art University Museum & Library, em Tóquio, que tem como proposta instituir uma nova relação entre os livros e o usuário. Com dois andares, uma única estante com paredes em espiral, ocupa o espaço circundo de 6.419 m². Além desses locais, os trabalhos de Sou Fujimoto podem ser vistos hoje em diversas partes do mundo. O profissional mostra uma arquitetura única, que sempre se relaciona com algum aspecto natural, um diálogo sobre a harmonia entre a complexidade e a simplicidade. Para ele, o futuro exige uma reconexão com a natureza, um resgate de algo que se perdeu ao longo do tempo.

Sobre TOTO GALLERY·MA

TOTO GALLERY · MA é uma galeria fundada em 1985 em Tóquio, no Japão, especializada em arquitetura e design e operada pela TOTO Ltd. (criada em 1917), um dos principais fabricantes japonês de equipamentos sanitários e de encanamento. A galeria tem como objetivo contribuir amplamente para a promoção da arquitetura e da cultura do design, com a realização de exposições que possam transmitir algumas ideias para a sociedade.

Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo

A JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio, foi a primeira a abrir as portas no mundo. Outras duas unidades serão inauguradas posteriormente, em Londres e Los Angeles. Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência genuína e única dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia.

Compartilhe: