As delícias, os perrengues, os personagens da noite e mais dicas espertas com o fotógrafo Andre Ligeiro!

Com a ideia de mostrar que os calçados Wirth têm tudo a ver com noite, Casa de Criadores convocou o fotógrafo Andre Ligeiro para o segundo ensaio da Wirth Series. O resultado a gente já mostrou aqui, mas reproduz mais abaixo. Agora é hora de conhecer um pouco mais do universo que rodeia Ligeiro, e a gente confere na entrevista a seguir! Além de contar como virou fotógrafo, ele fala de suas inspirações, personagens que devemos seguir e dicas para quem quer se lançar na carreira de fotógrafo de noite.

Andre Ligeiro por Felipe Gabriel

Casa de Criadores – Como você se tornou fotógrafo?
Andre Ligeiro – Eu sempre gostei de fotografia, desde criança quem tirava as fotos da festinhas era eu mesmo. Uma vez em uma viagem pra Nova York resolvi comprar uma câmera semi profissional. Eu já frequentava a noite e amava tudo o que via, algo que a gente não costuma ver no dia a dia. Logo que eu voltei de viagem comecei a levar essa câmera para as festas e fotografar. As pessoas começavam pedir as fotos, com isso eu e mais duas amigas fizemos um blogspot. Elas escreviam sobre festas e moda e eu fotografava. Em seguida, uma amiga que frequentava essas festas me convidou pra fazer streetstyle na SPFW pro site da OiModa. Comecei trabalhar fixo com eles, em seguida fui convidado pra fazer coberturas sociais de festas pra Vogue RG depois fui convidado pra fazer o mesmo pro Glamurama, onde trabalhei durante 5 anos seguidos.

Casa de Criadores – Quais seus fotógrafos preferidos?
Andre Ligeiro –
Helmut Newton: drama que ele passa em seus retratos é de tirar o fôlego. Terry Richardson: acho que é uma das minhas maiores referências, eu amo a forma que ele fotografa as festas, me faz parecer que estive nelas. Mark Hunter (the cobrasnake): acho que é a mesma sensação que tenho do Terry. Já tive o prazer de conhece-lo pessoalmente. Yvan Rodic (FaceHunter): eu gosto muito das pessoas que ele escolhe pra fotografar, dos looks, das festas (já tive o prazer de conhece-lo pessoalmente também). E Scott Schuman (The Sartorialist): amo tudo que ele faz de streetstyle, a sensibilidade na escolha, a fotografia, a luz…

Casa de Criadores – Qual o maior desafio de fotografar noite?
Andre Ligeiro – Aguentar gente bêbada achando que porque pagou pra entrar na balada vem de brinde as fotos. Gente pedindo fotos, gente querendo me dirigir.

Casa de Criadores – Quais as festas mais legais hoje em dia na sua opinião?
Andre Ligeiro –
Eu sou muito eclético, eu gosto de festas de pop, house, funk e techno. Pra mim depende muito do que eu estou a fim no dia. Não tem a festa que eu gosto mais, porque hoje em dia os mesmos djs tocam em quase todas as festas que frequento.

​​​​​​Casa de Criadores – Quais dicas pra quem quer se tornar fotógrafo de noite?
Andre Ligeiro – Se joga e crie seu olhar, coloque você na imagem mesmo que você não apareça, que faça que alguém veja uma foto e saiba que aquilo é seu. Dirigir a pessoa que está sendo fotografada é essencial.

Casa de Criadores – O que faz da noite de São Paulo tão especial?
Andre Ligeiro –
 Uma animação que eu nunca ví igual.

Casa de Criadores – Qual a festa mais legal que você já fotografou?
Andre Ligeiro –
Acho que foi uma vez que levei minha câmera pro SP Na Rua, no meio do centro de São Paulo.

Casa de Criadores – Quais seus projetos para 2018?
Andre Ligeiro –
Continuar focando no meu projeto pessoal: www.andreligeiro.com

Casa de Criadores – Alguns personagens da noite que devem ser seguidos:
Andre Ligeiro –
Victor Ivanon @ivanawonder // Fernanda Cerântola @fercernt // Ellen Milgrau @ellenmilgrau // Milian Dolla @miliandolla // Kitty Kawakubo @kittykawakubo // Shady Jordan @shady_jordan // Magá Moura @magavilhas (não necessariamente nessa ordem)

Wirth Series por Andre Ligeiro

Compartilhe: