Renata Buzzo participa do Salão Inspiramais criando look sustentável para a Lunelli

Se tem um tema que veio para ficar na moda é sustentabilidade. Marcas e empresas apostam cada vez mais suas fichas em técnicas para promover o mínimo possível de desperdício nas muitas etapas de produção, além de buscar soluções para reaproveitamento de materiais. Tanto é importante que no Salão Inspiramais, que acontece entre esta terça e quarta-feira (16 e 17) no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, o tema ganhou um espaço próprio, dedicado às empresas que buscam em seus processos e no desenvolvimento dos seus produtos o protagonismo de uma moda mais consciente, valorizando todos os elos da cadeia produtiva, tornando-se altamente competitivas. Tudo isso com selo de origem, processo e transparência de ações.

“O Espaço Sustentabilidade do Inspiramais é dedicado a empresas protagonistas que entendem que a sustentabilidade é um processo natural de quem busca por uma maior qualidade e competitividade no mercado. Ele conta com empresas que trabalham dentro dos pilares de sustentabilidade, seja em seus processos, seja em seus produtos. O Grupo Lunelli é uma delas, já que tem todos seus processos auditados e tem um trabalho muito importante de gestão ambiental. O espaço Sustentabilidade surge porque há um crescimento de demanda tanto de consumidores e de empresas que buscam novos caminhos de exportação”, conta Flavia Vanelli, coordenadora do espaço.

E a Casa de Criadores participa do espaço com um look criado especialmente por Renata Buzzo. O Site da Casa conversou com ela pra entender como funcionou a parceria. “Ela surgiu a convite do Andre Hidalgo por causa de meu trabalho de viés sustentável. Fiz um look para a Lunelli com a malha sustentável do grupo. Essa tal malha tem em sua composição algodão e poliéster e é na cor rosa magnólia. Usei apenas a malha e mais nenhum outro material. O vestido está sendo apresentado como exemplo da força do tema sustentabilidade, apenas para exposição no Salão Inspiramais. Como eu nunca tinha trabalhado com malha, foi um grande desafio. Tentei fazer algo com a linguagem da minha marca. Comecei a testar a ideia de usar tiras e a gente usou a técnica de macramê. Fizemos a peça diretamente no manequim, sem base de modelagem. Tudo na moulage, amarrando e dando os nós. O conceito da peça é o caos, sem ter a preocupação das laçadas, dos nós”, explica Renata. “O look é sustentável porque produziu zero resíduos. Todo o tecido foi usado. Isso segue a mesma ideia do meu trabalho autorial: em todas as maquetes eu uso todo o material, deixando zero de resíduo pra natureza. Até os pedacinhos mais pequenos eu uso, fazendo com que nada seja jogado no lixo”.

Legal, né? O resultado a gente mostra neste post. Acima, Renata na Casa de Criadores!

Ah, para saber mais sobre a participação do Grupo Lunelli no Salão Inspiramais, clique aqui. E abaixo, o último desfile de Renata Buzzo na Casa de Criadores!

Compartilhe: