Os rumos da tatuagem em bate-papo com Edgar de Camargo do estúdio True Love Tattoo

Tatuagem nunca foi tão comum e aceita, mas também nunca vimos tantas atrocidades marcadas na pele das pessoas. Então… Para entender um pouco a quantas anda a tatuagem na atualidade, trocamos uma ideia com Edgar de Camargo, que há 13 anos abriu a True Love Tattoo, agora em seu terceiro endereço. “Diferente de outros estúdios, ele tem a proposta de abraçar a todos: minorias, freaks e diferentonas, todos sempre bem-vindos e bem recebidos em nosso espaço”, diz Edgar, que ainda deu dicas para quem não quer se arrepender da tattoo, além de filmes e livros da hora.

Tatuagem e a moda
“Geralmente as tatuagens que saem de moda são as mais comerciais porque viram tendência. Muitos fazem e, depois de saturado, deixam de curtir. As mais tradicionais são atemporais.”

Novos tempos
“A tatuagem mostra muito da personalidade da pessoa, completando seu visual. O mundo atualmente aceita a tatuagem de outra forma. Aparentemente, quem têm tatuagens são pessoas mais livres e desencanadas.”

Não se arrependa
“Tatuagem não é brincadeira e o procedimento de remoção não é tão simples. Sendo assim, conversamos bastante com os clientes antes de tatuar. Damos dicas de desenhos que funcionam melhor, tamanho e parte do corpo.”

As preferidas do Edgar
“Gostamos muito das tradicionais, old ou japa, exatamente por serem atemporais, como já disse.”

Dá para misturar estilos?
“Dá, sim, e pode ficar muito legal. Muitas vezes os clientes chegam com trampos antigos e fazemos complementos ou fechamentos em estilos diferentes, sempre pensando na harmonia do conjunto.”

Deu ruim…
“Ao se arrepender, a pessoa pode fazer a remoção a laser ou fazer a cobertura, que sempre deve ser feita com muito cuidado para ficar 100%. Lembrando que a cobertura sempre será uma tatuagem maior que a antiga.”

O Oscar de tatuador vai para…
“Bara, Gakk, Johnny Gloom, Pablo Lillo e Daniele Delligatti.”

A última fronteira
“Sim, há algum tempo só tatuavam rosto quando o corpo todo já estava fechado, mas hoje em dia a molecada tem se tatuado no rosto mesmo sem nenhuma tattoo pelo corpo, meio que uma tendencia também. Eu particularmente gosto muito quando bem feita.”

Tudo menos…
“Quando a tatuagem é mal feita rs…”

Livros e docs
“Tem os livros ‘1000 Tattoos’, ‘Russian Criminal Tattoo’ e ‘Bert Grimm’ e os docs ‘Irezumi’ e “Serie explicando, tattoos’, da Netflix.”

O True Love na Rua Augusta / Foto: Divulgação

Mais sobre a True Love Tatoo
“O estúdio começou no bairro do Tatuapé, depois nos mudamos pra Bela Vista e atualmente estamos na Rua Augusta, com sete tatuadores e três aprendizes, além dos tatuadores convidados ‘guests’ que são de fora de São Paulo e fazem temporadas aqui. Nessa nova casa o estúdio virou um coletivo que abriga a hamburgueria Chokburguer na recepçao, área de tatuagem e nos fundos um atelier de costura do Alex Honda. Trabalhamos basicamente com tatuagens tradicionais, mas fazemos também tatuagens delicadas, geométricas e com pontilhismos”, conta Edgar.

Edgar de Camargo / Foto: reprodução Instagram

Compartilhe: