Cinefantasy abre inscrições para filmes de terror, ficção científica, fantasia e… fantásticos LGBTQ+

Em agosto do ano passado a gente já fez uma reportagem sobre o Cinefantasy, evento internacional criado para fomentar, debater e difundir o cinema fantástico e seu universo, com foco em filmes de fantasia, ficção cientifica e terror, de diversos lugares do mundo. Bom, o ano virou e o festival acaba de abrir as inscrições para sua 9ª edição, que acontece entre os dias 3 e 8 de setembro no MIS. em São Paulo.

Os interessados poderão enviar o material até 14 de maio, desde que a temática seja fantástica (horror, ficção científica ou fantasia), onde histórias tenham elementos sobrenaturais, que não são reais ou gerem dúvidas quanto a sua natureza, podendo ser da categoria ficção, animação ou documentário.

O festival se divide nas seguintes sessões competitivas: Mostra Competitiva de Longas-Metragens, com são filmes produzidos nos últimos 36 meses, inéditos em festivais realizados no município de São Paulo, captados em qualquer formato. A Mostra Competitiva de Curtas-Metragens aceitará filmes produzidos nos últimos 36 meses, com duração de até 15 minutos, também inéditos em festivais realizados no município de São Paulo, captados em qualquer formato, nas seguintes categorias: Animação, Fantasia, Ficção Científica, Horror e Espanha Fantástica (com filmes de diretores espanhóis), Amador e Estudante.

Já a A Mostra Mulheres Fantásticas, criada em 2018 (que premiou curtas-metragens dirigidos por mulheres) continua na programação e este ano tem curadoria de Monica Trigo. “É fundamental fortalecer a presença de mulheres na direção de obras cinematográficas. Um festival de cinema é a vitrine de várias produções, ampliando o empoderamento e o alcance do olhar e das narrativas femininas.“

A novidade desta edição é a Mostra Fantástica Diversidade, para filmes fantásticos LGBTQ+, tendo como curador o diretor taiwanês Hsu Chien.

O Cinefantasy premiará a produção de curta-metragem brasileira com o Prêmio Especial Brasil Fantástico, oferecendo serviços de pós-produção para a próxima obra. O regulamento completo está disponível no site, só clicar aqui.

Ah, o troféu deste ano é uma homenagem a José Mojica Marins, o Zé do Caixão.

Atenção… gravando!

O troféu deste ano do Cinefantasy / Foto: Talitha Arruda / Divulgação

Compartilhe: