Agitos mil em torno do mês da Parada Gay de SP. Clique aqui e caia de corpo e coletivo na festa!

A Parada Gay de São Paulo tem o poder que acumular ao seu redor, semanas antes e durante os dias que antecedem a grande data, uma série de atividades voltadas ao público LGTBI+. Bom, para começo de conversa, e como já contamos aqui, neste ano a 23ª Parada Gay da cidade relembra a Rebelião de Stonewall, marco da luta e da visibilidade da comunidade LGBTI+. A APOGBLT SP se reúne com outras ONGs LGBTs, coletivos e militantes independentes para analisar, discutir e definir o tema, slogan e a justificativa das paradas. É festa, mas também é manifestação!

“50 anos de Stonewall”, com o slogan “Nossas conquistas, nosso orgulho de ser LGBT+”, vai percorrer no dia 23 de junho de 2019 a Avenida Paulista, símbolo master das conquistas da modernidade e diversidade brasileira, e depois descer a Consolação em direção à Praça da República, onde só quem manda são os deuses de cada um de nós. A concentração acontece a partir das 10h e a saída está programada para as 13h30.

Sem contar a Virada Cultural, que abriu espaço para várias atividades voltadas a este público, temos mais uma série de eventos, alguns deles reproduzidos abaixo, que mostram a força do movimento em atrair público e verba para a cidade de São Paulo. Tome nota!

Cinema queer
Dentro da atual efervescência no cinema brasileiro, incluindo o que envolve o universo queer, nasceu o curso “Cinema Queer – Um Panorama Histórico: do Século XX até os dias atuais”, que pretende traçar uma linha do tempo cronológica, ao longo das décadas do século 20, chegando até os dias atuais. Para compor essa trajetória, serão citados, comentados e debatidos diversos filmes, incluindo exibição de pequenos trechos dos mais marcantes e simbólicos: filmes de todas as épocas e de diversas nacionalidades que trazem personagens LGBTs em suas tramas.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição: centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br. Com o palestrante Lufe Steffen: cineasta, roteirista, escritor, jornalista e apresentador. Ele é também o diretor de “São Paulo em Hi-Fi” (2016).

Data: 11/06/2019 a 19/06/2019, terças e quartas 15h às 18h. Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar, Bela Vista.

Aproveitando Lufe…
O diretor está envolvido em mais duas atividades LGBTs neste mês. A partir de amanhã, quinta-feira, dia 6, ele começa a divulgar uma mini-mostra de filmes brasileiros LGBTs dos anos 80 no CineSesc. E no dia 30 rola a sessão do “São Paulo em Hi-Fi” no CCSP (Vergueiro).

Cinema Queer / Foto: Divulgação

Zona Norte total gay
O Centro Cultural da Juventude, na Vila Nova Cachoeirinha, promove diversas atrações com temáticas voltadas ao público LGBTI. Tem oficinas, lançamento de livro, concurso de drag queens e shows. Confira!

Oficina Drag Contest : Historia de Vida
Quando: 8 de junho
Horário: das 17h às 20h
Classificação: Livre
resumo: Num bate-papo, participantes do concurso e fãs dos artistas da noite LGBTI e cultura drag batem papo com artistas que são referência no gênero. Para esse ano, os artistas escolhidos são as drags Danny Coult e Alexia Twister.

Quarta Oficina Drag Contest – Aulas de Dança
Quando: 9 de junho
Horário: das 15h às 18h
Classificação: Livre
resumo: Oficina de dança para os participantes do concurso Drag Contest, direcionada para quem quer aprender os movimentos das danças ligadas ao universo LGTBI.

Sarau Slam Marginália
Quando: 15 de junho
Horário: das 18h às 21h
Classificação: 16 anos
resumo: O Slam Marginália é uma competição mensal de poesias autorais de até três minutos exclusiva para pessoas trans, não-binárias e sexo/gênero dissidentes. Seu objetivo é capacitar e estimular a população LGBTI a usar a arte enquanto forma de expressão, afeto, autocuidado, autoconhecimento, e cuidado coletivo. Além da competição há oficinas visando a capacitação profissional do público com escrita e artes.

Sarau Marginália / Foto: Divulgação

Lançamento do Livro “Ricardo e Vania” do jornalista Chico Felitti
Quando: 15 de junho
Horário: das 16h às 17h30
Classificação: Livre
resumo: Uma roda de conversa com o escritor e jornalista Chico Felitti, que escreveu o livro “Ricardo e Vania”, sobre a história de Ricardo, personagem conhecido como o “Fofão da Augusta”. O jornalista fará um lançamento especial com sessão de autógrafos e venda de livros a preços populares no CCJ.

Drag Contest
Quando: 16 de junho
Horário: das 16h às 19h
Classificação: Livre
Resumo: Em sua 12ª edição no CCJ, o Drag Contest acontece no mês da Parada LGTB de São Paulo com a intenção de divulgar e incentivar a cultura drag na cidade. Funciona com apresentações performáticas onde são avaliadas dublagem, dança, maquiagem e a desenvoltura das competidoras. Cada apresentação dura 3 minutos e as vencedoras do primeiro, segundo e terceiro lugar serão premiadas com faixa e coroa. A campeã desfila no primeiro trio da Parada Gay, no dia 23 de junho.

Danny Cowlt / Foto: Divulgação

Bandas Sapataria – CCJ é Rock
Quando: 29 de junho
Horário: 19h
Classificação: 16 anos
Sinopse: A banda Sapataria é composta por quatro lésbicas influenciadas pela cena riot grrrl, punk e hardcore. Formada em 2016 em São Paulo, aborda temas referentes à lesbiandade e ao feminismo. A banda divulga no CCJ as faixas de seu primeiro EP, “Sapataria” (2018). A abertura do show fica pro conta das bandas Messias Empalado e Teu Pai Já Sabe?. A tpjs? é uma banda queerpunk que nasceu em 2008 na cidade de Curitiba com a proposta de abordar temas sobre sexualidade, gênero, preconceitos e pre- conceitos dentro e fora do meio do punk/hardcore. Messias Empalado é formado por LGBTs que misturam dark wave e post punk em um som denso. Formada em 2017, tem como temática o anti fundamentalismo religioso e o combate contra toda opressão social.

Banda Sapataria… E na foto no alto deste post, também / Foto: Divulgação

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso fica na Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha – a 20 minutos do Terminal Barra Funda e ao lado do Terminal Cachoeirinha.

E mais… Cine na Praça – Ciclo Orgulho LGBTQIA
Realizado desde 2012, projeto acontece na Praça Victor Civita com programação na temática focada no orgulho LGBTQIA+ entre 6 e 27 de junho, sempre às quintas-feiras, com exibições semanais gratuitas. Na sexta, dia 21/06, será realizada sessão especial com roda de conversa e apresentação musical do cantor Jaloo.

SERVIÇO:
Datas, Horários e Filmes:
• 06/06 (quintas-feira) às 19h – “Bohemian Rhapsody“, na foto com o ator Rami Malek (Reino Unido, EUA, 2018);
• 13/06 (quintas-feira) às 19h – “XXY” (França, Argentinha, Espanha, 2007);
• 20/06 (quintas-feira) às 19h – “A Garota Dinamarquesa” (Reino Unido, EUA, 2015);
• 27/06 (quintas-feira) às 19h – “Desobediência” (EUA, 2018);
• E sessão especial 21/06 (sexta-feira) às 18h – “Paraíso Perdido” (Brasil, 2018).
Local: Praça Victor Civita – Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros – SP/SP
Ingresso: Gratuito (Não é necessária inscrição)
Classificação: 14 anos
Mais informações: Tel.: 11 5102-2050

Jaloo / Foto: Reprodução Facebook

E mais… Literatura LGBT: 4º Bate-papo e Venda de Livros LGBTs
No dia 20/06 rola o 4º Bate-papo e Venda de Livros LGBTs com Autores/Editoras, que ficará instalado em uma tenda no Vale do Anhangabaú, onde diversos Autores / Editoras estarão expondo, vendendo e conversando sobre sua produção literária LGBT. Projeto é idealizado pelo jornalista, blogueiro e escritor LGBT premiado Fabrício Viana, o qual estará presente na tenda entre os outros participantes: Alice Reis, Fabrício Viana, Karina Dias e a editora Vira Letra.

SERVIÇO:
Data: Quinta-feira, 20/06
Horário: das 10h às 22h
Local: Vale do Anhangabaú – Centro de SP/SP, na Tenda de Literatura LGBT da Feira Cultural LGBT
Gratuito

3ª Cãominhada da Diversidade
Pelo terceiro ano seguido, cachorros e tutores vão caminhar pelas ruas do centro de São Paulo durante a terceira edição da “Cãominhada”, com o tema “Família Multiespécie“. O evento é uma iniciativa da Comissão de Direitos dos Animais da OAB/SP – Jabaquara, Celebridade Vira-Lata e Marcelinho Protetor em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOGLBT SP).

Programação:
• 09h00 — Concentração para a Cãominhada
• 10h00 — Largada
• 11h00 às 15h00 – Sorteios, dicas de comportamento animal, brindes, informações sobre o mundo pet, atividades para os donos e seus animais de estimação.
Data: Quinta-feira, 20/06
Horário: das 9h às 15h
Local: Vale do Anhangabaú – Centro de SP/SP
Inscrição: Faça sua inscrição no link “obter ingressos” bit.ly/caominhadadadiversidade e participe dos sorteios exclusivos
Gratuito: Os participantes são convidados a doar 1kg de ração para cão ou gato

POC CON: Feira de quadrinhos e artes gráficas protagonizada por artistas LGBTQ+ 
Organizada por Mário César e Rafael Bastos Reis, pretende reunir e dar visibilidade aos talentos multicoloridos das artes gráficas em uma feira aberta ao público na época da parada do orgulho LGBTQ+ de São Paulo. Serão 69 artistas expondo seus trabalhos em 50 mesas, além dos dois artistas que também são organizadores do evento. Haverá ainda editoras e outros lojistas no evento, como A IndieVisível Press, a Lote 42, a Banca Tatuí e o Studio de Tatuagem Mantra Tattoo, também patrocinadores da Poc Con.

Serviço
Data e Horário: Sábado, 22 de junho de 2019, das 10h às 19h
Local: Rua Domingos de Morais, 1581 – Vila Mariana – São Paulo/SP
Gratuito: Obs.: Por questões de segurança e conforto, mesmo o evento sendo gratuito, haverá controle na entrada para evitar problemas com a circulação do público na feira.

Imagem extraída da página da A IndieVisível Press / Facebook

Compartilhe: