Estreia no Projeto Lab, Jal Vieira homenageia a mãe que sobreviveu à seca e à fome no sertão

Jal Vieira é uma marca que existe desde 2011 e que, por meio do experimento, busca redefinir a maneira de criar e atingir seu público: mulheres a partir dos 25 anos interessadas em cultura, design e conforto. “Além de sustentarmos o nosso desenvolvimento criativo permeando sempre pelas culturas afro e sertanejas, nosso trabalho busca combinar sofisticação por meio do uso de tecidos e acabamentos criteriosos alinhados à utilização de materiais não-convencionais como cadarços de tênis, borracha e cortiça”, conta a estilista, que não usa materiais de origem animal.

A marca, que reaproveita materiais descartados, estreia nesta temporada no Projeto Lab e contou um pouco mais sobre sua coleção. “Ela se pauta na história de vida da minha mãe no sertão. Ela sempre conta como foi sobreviver à seca e à fome em uma região tão seca, onde o que mais eles esperavam e comemoravam era a chuva e a comida. Os materiais usados no desenvolvimento da coleção buscam referenciar elementos presentes na vida de minha mãe durante este período, como é o caso da cortiça que, aqui, remete ao chão seco e rachado deste cenário”, explica.

A imagem de uma mulher forte que resistiu a tudo, como Jal sempre enxergou sua mãe, foi o principal exemplo do que ele precisava ser na vida. “E é principalmente a ela que eu devo todo o caminho trilhado até aqui. Então, é a ela e toda à sua luta para resistir à sua realidade e, posteriormente, para me proporcionar uma vida melhor que devo todo o trajeto trilhado até essa minha estreia na Casa de Criadores.”

A princípio, a Focus Têxtil é a parceira que cedeu alguns dos tecidos da coleção, principalmente para os acessórios. A equipe do desfile é composta só por mulheres: desde a equipe que me ajuda a produzir as roupas até a equipe de direção de set e assessoria comandada pela Mari G Produções. “Todo o casting é composto por mulheres negras. Parte delas da agência HDA Models. Além disso, teremos algumas modelos de destaque como é o caso de Anna Luiah”, completa a estilista. Lembrando que 45ª Casa der Criadores acontece de 3 a 8 de julho!

Saiba mais clicando no site da marca. Siga a estilista no Instagram!

Jal Vieira: filha de mãe guerreira / Foto: Divulgação

 

 

Compartilhe: