Falar em Dia do Meio Ambiente na moda é olhar para as ações limpas do Grupo Lunelli

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nessa quarta-feira, o Grupo Lunelli foi destaque em reportagens pelo seu compromisso com o meio ambiente e com os recursos naturais em todas as suas unidades. Confira na Revista Nossa e no site da Abit, por exemplo. O site da Casa de Criadores, que visitou as fábricas do Grupo Lunelli em Santa Catarina recentemente para acompanhar o programa “Conheça Nossa Casa”, que contou com uma roda de conversa com André Hidalgo e mais 10 estilistas da Casa de Criadores, viu de perto o sistema que cuida do meio ambiente.

Em todas as unidades há uma extensa lista de ações positivas que abrange não só a produção, mas também as pessoas, que replicam esses hábitos sustentáveis em suas comunidades. Detentora da rigorosa certificação ISO 14001, a empresa soma iniciativas em diversas áreas. Ela conta com bacia de contenção para prevenir danos à natureza em caso de vazamentos, monitoramento de gases de chaminés e veículos e um projeto de reflorestamento que já recuperou mais de mil metros de margens de rios e plantou quase três mil árvores nativas frutíferas.

EcoVero
a marca Lunelli Malhas e Tecidos é a primeira empresa têxtil brasileira a trabalhar com a viscose Lenzing EcoVero, produto de menor impacto ambiental do mercado. Já a Hangar 33, também do Grupo, possui a linha EcoDenin, na qual lavanderias sustentáveis garantem a qualidade dos produtos agredindo o mínimo possível o meio ambiente, com redução de 99% do uso de água na fabricação e utilização de produtos biodegradáveis. As camisetas da coleção Colors atingem uma economia de até 90% em relação aos convencionalmente usados nas indústrias têxteis.

Educação ambiental
O Grupo incentiva a reciclagem de óleo usado, assim como de resíduos, com coletores específicos instalados nas unidades. Nesse sentido, ainda inclui a reciclagem nos processos, contando com uma máquina que refaz as embalagens plásticas utilizadas para embalar os tecidos.

Quando o assunto é a água, a empresa é, igualmente, atuante. Para minimizar qualquer possibilidade de dano à natureza, são monitorados todos os efluentes líquidos e atmosféricos, como os provenientes das ramas e caldeiras. A Estação de Tratamento de Efluentes tem capacidade para tratar 200 metros cúbicos por hora, obtendo índices de pureza que atendem a todos os requisitos os órgãos ambientais.

Outras ações
– Para reduzir o consumo de energia elétrica, o Grupo Lunelli possui um sistema de iluminação natural em algumas unidades, com telhas translúcidas nos setores de acabamento e tinturaria.
– Um sistema especial transfere o calor do efluente para a água industrial que ainda será utilizada, reduzindo o consumo cavaco e a emissão de gases.
– O projeto Preservar é Amar estimula a consciência ambiental através das crianças, trocando lixo por livros.
– O Grupo recuperou 910 metros de mata ciliar nas margens do Rio Itapocu e Rio Ribeirão Grande do Norte compreendendo uma área de 39,5 mil, entre 1998 e 2002. Já em 2015, fez o desassoreamento e enrocamento de áreas degradadas às margens do Rio Ribeirão Grande do Norte, recuperando 1.728 metros de área com recomposição de mata ciliar.
– ‘Don’t turn your back to the world’ (não vire as costas para o mundo)
é a nova campanha da Lez a Lez. Ela foi criada para lembrar a importância de cuidar do meio ambiente.

Números – Indicadores de 2013 e 2019
· Redução do consumo de água 40.000.000 L/ano
· Redução do consumo de gás natural 540.000 m³/ano
· Redução da geração de resíduo têxtil 50.000 kg/ano

A água é tratada e volta ao rio limpa, exatamente como foi captada / Foto: Divulgação

 

Compartilhe: