Fotos por @marcelosoubhia @agfotosite
‘ericovalença’
Responsável: Erico Valença
Instagram: @ericovalenca
Link: https://www.instagram.com/ericovalenca
E-mail: kontakto@ericovalenca.com
Site: ericovalenca.com
Ficha Técnica:
Número de Looks do Desfile: 20
Estampas: 'ericovalença' & Mateus Cabrezas @matheuscabezas
Assistência em acessórios: Edros @__edros, Michelle Soares @atelieguaia
Apoiadores: Sou de Algodão, ABRAPA, Canatiba, Coratex, Denim City, Corozita, TexPrima, TextilFIO, ICLA, START by WGSN, Têxtil Piratininga, Rock MGT
Agradecimentos: João Maria Valença, Márcia Cristina da Rocha, Namê Melo, André Hidalgo, Equipe CDC, Rock MGT
Mini Bio da Marca:
● ‘ a neoutopia ’ virou a marca homônima ● ‘ ericovalença ’ e é resultado da fusão de moda e narrativas de futuro. O objetivo da marca é tecer histórias que se entrelaçam com a realidade e incentivam a reflexão, ao mesmo tempo em que cultivam um cenário de moda para o futuro imaginado em cada coleção.
Desde a infância, o projetista Erico Valença tem uma mente imaginativa, despertada por seu interesse em computação gráfica, desenho e astronomia. Ele é neto de uma costureira e filho de um sociólogo e uma professora de linguagens. Sua formação acadêmica é diversificada, incluindo programação, design gráfico, design de produto, design de moda, ilustração e fotografia. Além disso, aprendeu de forma autodidata a manipular softwares 3D, impressão 3D e inteligência artificial, sempre com o objetivo de desenvolver seus projetos de moda para realizá-los no mundo físico.
Atualmente, em ● ‘ ericovalença ’, o processo de desenvolvimento de produto se utiliza das novas tecnologias. O estudo de formas, modelagem plana e moulage são realizados com suporte de software 3D e inteligência artificial. A impressão 3D também é empregada para a criação de acessórios, aplicações e acabamentos. Este processo contribui para uma produção mais sustentável e justa, operando com menos desperdício, sob demanda, sem a necessidade de testes físicos e descarte na pilotagem. As matérias-primas utilizadas são majoritariamente orgânicas, recicladas, com atributos sustentáveis.
Release:
adiaû - “adeus” em Esperanto - tem referência no minimalismo da década de 60, no construtivismo característico do design e da arquitetura soviética dos anos 1930 e na arte digital contemporânea. A coleção retrata a fuga da humanidade do planeta cuja colonização foi mal sucedida, o astro - quente e desértico - obriga telepaticamente a confecção e uso de roupas invernais, causando insuportável desconforto térmico nos colonizadores.
É um adeus ao planeta e, ao mesmo tempo, à assinatura ‘ a neoutopia ’ , substituída por “Erico Valença”, designer à frente da marca. A decisão, sinaliza um amadurecimento da etiqueta com foco em ateliê e produção sob demanda.
Algumas referências em “adiaû” são da infância e adolescência do designer. Seja na modelagem das calças de alfaiataria que lembram a de seu avô e pianista Geraldo, ou nos casacos que remetem aos que Erico - deslumbrado pelas peças - insistia em usar mesmo nos típicos 35 graus de sua cidade Natal (RN). Daí, a narrativa principal do desfile.
Casacos, modelagens geométricas, faux-leather artesanal de sarja, alfaiataria, crochetaria, vestem os colonizadores em fuga, que, somente na nave cósmica climatizada, percebem - pela maneira que estão vestidos - que a roupa, que o planeta os obrigou a criar e usar com o intuito de expulsá-los, até que compensou o trauma.
Fotos por @marcelosoubhia @agfotosite
‘ericovalença’
Responsável: Erico Valença
Instagram: @ericovalenca
Link: https://www.instagram.com/ericovalenca
E-mail: kontakto@ericovalenca.com
Site: ericovalenca.com
Ficha Técnica:
Número de Looks do Desfile: 20
Estampas: 'ericovalença' & Mateus Cabrezas @matheuscabezas
Assistência em acessórios: Edros @__edros, Michelle Soares @atelieguaia
Apoiadores: Sou de Algodão, ABRAPA, Canatiba, Coratex, Denim City, Corozita, TexPrima, TextilFIO, ICLA, START by WGSN, Têxtil Piratininga, Rock MGT
Agradecimentos: João Maria Valença, Márcia Cristina da Rocha, Namê Melo, André Hidalgo, Equipe CDC, Rock MGT
Mini Bio da Marca:
● ‘ a neoutopia ’ virou a marca homônima ● ‘ ericovalença ’ e é resultado da fusão de moda e narrativas de futuro. O objetivo da marca é tecer histórias que se entrelaçam com a realidade e incentivam a reflexão, ao mesmo tempo em que cultivam um cenário de moda para o futuro imaginado em cada coleção.
Desde a infância, o projetista Erico Valença tem uma mente imaginativa, despertada por seu interesse em computação gráfica, desenho e astronomia. Ele é neto de uma costureira e filho de um sociólogo e uma professora de linguagens. Sua formação acadêmica é diversificada, incluindo programação, design gráfico, design de produto, design de moda, ilustração e fotografia. Além disso, aprendeu de forma autodidata a manipular softwares 3D, impressão 3D e inteligência artificial, sempre com o objetivo de desenvolver seus projetos de moda para realizá-los no mundo físico.
Atualmente, em ● ‘ ericovalença ’, o processo de desenvolvimento de produto se utiliza das novas tecnologias. O estudo de formas, modelagem plana e moulage são realizados com suporte de software 3D e inteligência artificial. A impressão 3D também é empregada para a criação de acessórios, aplicações e acabamentos. Este processo contribui para uma produção mais sustentável e justa, operando com menos desperdício, sob demanda, sem a necessidade de testes físicos e descarte na pilotagem. As matérias-primas utilizadas são majoritariamente orgânicas, recicladas, com atributos sustentáveis.
Release:
adiaû - “adeus” em Esperanto - tem referência no minimalismo da década de 60, no construtivismo característico do design e da arquitetura soviética dos anos 1930 e na arte digital contemporânea. A coleção retrata a fuga da humanidade do planeta cuja colonização foi mal sucedida, o astro - quente e desértico - obriga telepaticamente a confecção e uso de roupas invernais, causando insuportável desconforto térmico nos colonizadores.
É um adeus ao planeta e, ao mesmo tempo, à assinatura ‘ a neoutopia ’ , substituída por “Erico Valença”, designer à frente da marca. A decisão, sinaliza um amadurecimento da etiqueta com foco em ateliê e produção sob demanda.
Algumas referências em “adiaû” são da infância e adolescência do designer. Seja na modelagem das calças de alfaiataria que lembram a de seu avô e pianista Geraldo, ou nos casacos que remetem aos que Erico - deslumbrado pelas peças - insistia em usar mesmo nos típicos 35 graus de sua cidade Natal (RN). Daí, a narrativa principal do desfile.
Casacos, modelagens geométricas, faux-leather artesanal de sarja, alfaiataria, crochetaria, vestem os colonizadores em fuga, que, somente na nave cósmica climatizada, percebem - pela maneira que estão vestidos - que a roupa, que o planeta os obrigou a criar e usar com o intuito de expulsá-los, até que compensou o trauma.