LINE UP (EM BREVE)    BLOG      INFO









O Brasil teve as atualizações de feito na Bahia disponíveis. De Salvador, Berlin à Nairobi, a nova coleção de Gefferson Vila Nova traz a moda esportiva (sportwear) associada a uma alfaiataria contemporânea e ao estilo de rua (high street).

O designer brasileiro e baiano apresenta sua primeira coleção cápsula na Casa de Criadores 2021 (evento de moda autoral na capital paulistana), tendo como ponto de partida o guarda roupas masculino com roupas para todes. A coleção intitulada ‘Das’ - Primavera/Verão 2021/2022 traz o desejo de fugir da realidade diante do contexto pandêmico em que o mundo se encontra,  pensada, em especial, para pessoas que gostam de design e de explorar possibilidades nos detalhes da roupa.

A inspiração do estilista se deu durante um estudo de modelagem para um macacão que atendesse as necessidades técnicas e biológicas daqueles profissionais da saúde de todos os gêneros que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus. No início da pandemia da Covid-19, o designer começou a elaborar, a pedido de uma amiga e professora, um protótipo de um macacão para uma equipe de profissionais de saúde de Salvador e o desenvolvimento surgiu a possibilidade de comercializar aventais e gorros para uma loja de EPIs que atende a área de saúde. Durante o processo, Gefferson notou que os macacões, normalmente importados, são construídos como um retângulo com mangas; o que não permitia uma boa flexibilidade para a utilização, além de não darem conta da diversidade de corpos. “Adotei, então, uma modelagem de parka para fazer o avental, assim como do macacão. Fiz uma parka de TNT (tecido não tecido), produzi algumas fotos. O efeito visual se aproximou muito do algodão. A ideia da coleção surgiu a partir dessa modelagem”, conta Gefferson Vila Nova.

A edição limitada nasceu totalmente mergulhada nos processos reciclagem (recycling) e reutilização (upcycling), através da utilização de tecidos de fibras naturais e tecnológicos, que contam com o apoio da Vicunha Têxtil e Santista Têxtil, líderes do segmento no Brasil e no mundo. A dinâmica do estilista inclui ainda a garimpagem dos têxteis reafirmando a essência criativa da marca homônima que investe, desde seu surgimento em 2013, em uma proposta circular para o universo fashion.

A escolha de “DAS”, da língua alemã, para o nome da coleção é assinalada ainda pela preocupação do designer baiano em reafirmar os sentidos atemporal e livre de padrões inseparáveis à marca. Em estudos do alemão, a palavra significa que além dos gêneros “masculino” e “feminino”, existe o ‘neutro’ ou seja ‘DAS’.

As peças, principalmente a alfaiataria e a camisaria, transitam e extrapolam os rótulos ligados ao vestir, afirma Gefferson Vila Nova. Entre as criações, o designer destaca as parkas que integram o DNA da marca homônima, as bermudas inspiradas no universo do surf, shorts curtos mesclando elementos da alfaiataria clássica com modelagens esportivas, compondo uma coleção cuidadosamente elaborada e influenciada pelo #StreetWearMadeinBahia .
DIRETOR CRIATIVO GEFFERSON VILA NOVA / VIDEO FLORIAN BOCCIA / ASSISTENTE DE VIDEO THIAGO MARINHO / FOTOGRAFIA THAÍS MEDEIROS / STYLING E PRODUÇÃO FAGNER BISPO / ASSISTENTE DE STYLING MARIE SILVA / ASSISTENTE DE PRODUÇÃO SANDRA QUEIROZ / TRILHA SONORA TELEFUNKSOUL / BELEZA SINVAL DE JESUS / CAMARIM RITA UCHOA / CASTING ADILSON SILVA (ONE MODELS), DAVI  RODRIGUES (40 GRAUS MODELS), HUGO ARAUJO(40 GRAUS MODELS), KATARINE CARDOSO (MODEL CLUB AGENCY), NICOLAS SENNA (40 GRAUS MODELS) / DIREÇÃO DE ARTE EQUIPE GEFFERSON VILA NOVA / ACESSÓRIOS MKWC / HANDCRAFTED ATELIÊ NANDA MACRAMÊ / EYEWEAR OAKLEY / LOCAÇÃO PAULO DARZÉ GALERIA DE ARTE / SET DESIGN LED CREATIV / LIGHT DESIGN JONATAS FREITAS / ASSISTENTE LIGHT DESIGN GEOVANE NASCIMENTO /ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO FÁBIO ALVES / PRODUÇÃO EXECUTIVA GINA REIS / APOIO VICUNHA / SANTISTA JEANSWEAR / OAKLEY / MKWC / FASHION CAMPUS /  PERINI / TEXTO & CIA / CLUBE MELISSA SHOPPING DA BAHIA / PAULO DARZÉ GALERIA DE ARTE / AGRADECIMENTOS ESPECIAIS SANDRA VILA NOVA / MABEL DE BONIS / MICHELE DE BONIS / LUÍZA OLIVEIRA / MONIQUE MELO / THAIS DARZÉ / ISAAC SILVA / ANDRÉ HIDALGO /
 WANDERLEI CÉSAR /MÁRCIO KRAKHECKE/ RAF VASCONCELOS