JORGE FEITOSA

SULANCA POR NÓS
AJUNTAMENTO #02-2021

JORGE FEITOSA




Esse ajuntamento se deu através de uma ação coletiva e plural que foi realizada em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. Ela se fez através de uma oficina prática, um editorial e um fashion film.

A oficina aconteceu durante os dias 08, 09 e 10 de novembro, onde vinte e três (23) participaram:
Adelmo Teotônio
Anderson Mateus
Ana Januário
Ana Júlia Lima
Ana Paulino
Ana Santana
Assis Alves
Bene Aragão
Cíntia Graz
Elielson Cordeiro
Irene F. Aragão
Ivani Feitosa
Janaynna Oliveira
João Rocha
José
Karol Diniz
Larissa Cunha
Rafa Monteiro
Rayanna Barros
Robelio Nascimento
Valdenice Ferreira Aragão/Tatá
Verônica Ferreira Aragão
Victor Alexandre

Divididos em seis (06) diferentes turmas elaboraram, cada um, uma parte da peça/vestível. Outras partes foram feitas por amigos que atenderam o meu convite (por não poderem estar presentes na oficina), como o artista têxtil Alexandre Heberte/@alexandreheberte e os estilistas Leandro Castro/@leandrocastrum e Theo Alexandre/@thearvestuario. Teve até familiares meus envolvidos na história (já que todos eles trabalham com confecção de roupas, como minha irmã Erika Silva, minha tia Graça Dunda (com quem aprendi a costurar) e minha mãe Helena Dunda.

A peça modular, construída e apresentada a partir dessa ação, é uma coberta de Sulanca vestível formada por várias capas de almofadas que se conectam por zíperes destacáveis, o que possibilita variações da peça. Ela foi confeccionada basicamente com sobras de matérias-primas dos meus ajuntamentos anteriores. Esses resíduos eram da  LUNELLI/@lunellitextil e da SANTISTAjeanswear/@santistajeanswear, patrocinadoras do projeto, e também da ROTA DO MAR/@rotadomar96, uma das apoiadoras.



No dia 11 de novembro, foram realizados o editorial e o fashion film SULANCA por NÓS, com a peça produzida na oficina. Ambos feitos por profissionais do Agreste pernambucano, como a fotógrafa Marialu Bezerra/@marialu100, o Rodolfo/@oboxfashion, o videomaker Jack Perfil/@hollystudy7 e os modelos Matheus Amorim/@ matheusamoriim__ e Raul Cavalcante/@ raulcavalcante0. Sem contar que a trilha original foi composta pelo músico e artista Olegário Lucena/@olegario_lucena com a direção musical do músico Humberto Moura/@humbertosmoura. A parte gráfica do projeto, como o logotipo do ajuntamento SULANCA por NÓS, foi especialmente desenvolvida pelo designer Guilherme Viegas/@viegasdesign. A ação em Pernambuco foi encerrada com um encontro na CDL Santa Cruz do Capibaribe/@cdlsantacruz para que a peça, por inteira, fosse apresentada aos participantes do projeto, já que a cada turma da oficina eles e elas tinham conhecimento de apenas uma parte do vestível.

O caminho percorrido para se chegar em toda essa feitura, foi o da conversa sobre a tradição dos fazeres que deram origem à Sulanca, Mas a principal discussão nos grupos era sobre qual é o papel da Sulanca no nosso presente, o que ela pode ser para além do que já foi construído a partir de seu surgimento? O que pode ser realizado a partir de um saber cultural, social, econômico e criativo como esse? O movimento da Sulanca se originou a partir da utilização de retalhos e resíduos têxteis para a confecção de peças do vestuário (década de 1960), precedendo qualquer movimento semelhante. Ele deu origem ao polo de confecções pernambucano, que movimenta diretamente a economia de mais de cinquenta (50) municípios.

A força criativa que emana da Sulanca precisa ser desenvolvida. Por isso a conexão mais valiosa dessa ação é a das histórias que estão sendo costuradas a partir da  feitura desse ajuntamento, conversas e ações para o presente!




SULANCA por NÓS


Pela ponte velha
A visita se fez
Na comprida avenida
Não foi reconhecida


No cruzamento
Olhares cruzados
Ela e seus filhos
Os sulanqueiros


Não reconheceram
O seu colo
Muito menos
O seu colorido


O asfalto está
Sobre o calçamento
Que sustentava

Retalhos


Tecidos e cores
Que viravam
Alimento
Nosso sustento


Mas ela
É por nós!


Jorge Feitosa.








Ficha Técnica - Filme SULANCA por NÓS: Gravado em Santa Cruz do Capibaribe PE / Roteiro, Direção, Arte, Produção – Jorge Feitosa / @jorgefeitosa.jf /// Produção Executiva – Rodolfo / @oboxfashion /// Direção de Fotografia – Marialu Bezerra / @marialufotografia /// Design Gráfico – Guilherme Viegas / @viegasdesign /// Câmera /// Montagem /// Finalização - Jack Perfil / @hollystudy7 /// Câmera Aérea - José Roberto /// Trilha Original – Música: Cores no Asfalto /// Direção Musical: Humberto Moura / @humbertosmoura /// Composição: Olegário Lucena / @olegario_lucena /// Beleza – Robelio Nascimento / @robeliorobelinho /// Modelos – Matheus Amorin / @matheusamoriim__ /// Raul Cavalcante / @raulcavalcante0 /// Assistentes – Izi menezes / @izimenezes /// Jair Xavier / @jairxavier123 /// Patrocínio – LUNELLI / @lunellitextil /// SANTISTA Jeanswear / @santistajeanswear /// Apoio – Casa de Criadores / @casadecriadores /// CDL Santa Cruz do Capibaribe PE / @cdlsantacruz /// Hollystudy / @hollystudy7 /// Manifesto Sulanca /// Marialu Bezerra / @marialufotografia /// Rádio Polo FM / @radio.polo /// Rota do Mar / @rotadomar96 /// Guilherme Viegas / @viegasdesign /// Agradecimentos – João Lourenço Filho, André Hidalgo, Alcilene Gonçalves de Lima, Arnaldo Xavier, Bruno Bezerra, Carlos Antonio da Silva, Edcélia de Siqueira Silva, Elisangela Sobral da Silva, Eudes Adriano Galdino de Lima, Filipe Firmo, Lucas Galindo, Maria José de Carvalho, Silvio José, Zeca Júnior.