REPTILIA

SOBRE

FRAGMENTOS


A coleção Fragmentos revisita pedaços da nossa história. Olhando para a contemporaneidade refletimos sobre o que sobra após um período de incertezas, colocando novamente em harmonia partes que ficam pelos caminhos que percorremos. Há beleza em todo o processo pelo qual passamos, há beleza quando olhamos o que fica, mas que mudou nossa percepção de futuro. Aquilo que ao primeiro olhar nos sobra, na realidade é o que possibilita reinventar novas formas. São história.

Com princípios da marca já em sintonia com reflexões sobre desperdício zero e redução de impacto, a proposta do design aqui é de ressignificação. Retomar processos artesanais e criar a partir de um quebra-cabeças novas peças que integram o que chamamos de resíduos pré-consumo, retalhos de produções que fazem parte de oito anos de trajetória e, nesse momento em especial, surgem com novos significados.

Formas orgânicas e linhas fluídas se sobrepõem para contar de onde viemos e para onde vamos. Coleção que sucede “Estamos quase lá”, “Fragmentos” é um novo ponto de partida, e não necessariamente uma chegada.

Em uma ação urbana no dia 28 de novembro, reproduzimos na fachada de nossa loja na Mateus Grou as formas e movimentos que inspiram as peças da nova coleção em um painel gigante feito com tecidos nacionais. Convidamos as pessoas da rua a observar como cada parte singular pode compor um todo sob nova perspectiva.

A nova coleção será apresentada agora na Casa de Criadores em dezembro - como parte do desfile-espetáculo desenvolvido coletivamente com Marcelo D’Avila, Dudx e André Hidalgo.

SOBRE
REPTILIA
Reptilia surgiu como um projeto de criação, explorando trocas de pele e reformulações nas silhuetas do vestir. Trazendo um universo de criação que veio da arquitetura, a designer Heloisa Strobel busca experimentações que trazem novas razões para trocar de roupa - todos os dias – com foco no olhar para matérias-primas brasileiras e o vestir atemporal.


A marca foi premiada em 2013, passando a integrar a incubadora BtoBe, iniciativa do programa TexBrasil que seleciona talentos da moda brasileira e como parte da iniciativa fez seu primeiro desfile em Paris. Em 2015 começamos o projeto do nosso atelier próprio na cidade de Curitiba, onde todas as peças são criadas, desenvolvidas e confeccionadas. Em 2018 recebemos um novo marco de reconhecimento, o Prêmio Sesi-ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) - que com a chancela da ONU premia empresas de destaque em questões como desperdício zero, cuidados com o meio ambiente e com a comunidade global. No mesmo ano, a estilista foi convidada a representar o Brasil na South African Fashion Week, com desfile da Reptilia em Jonesburgo, e no encontro do setor de Moda e Vestuário do bloco dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Conectando processos artesanais e inovações tecnológicas, produzimos peças com bases sustentáveis e design atemporal. Com peças de resultado minimalista e bastante autoral, recebemos em 2019 o convite para integrar a Casa de Criadores – um dos mais importantes e tradicionais eventos da moda brasileira. De lá para cá vieram outros destaques e a abertura da nossa primeira loja em São Paulo, em 2021 - na incensada rua Mateus Grou.

Cada peça Reptilia carrega uma história de criação, pesquisa e busca. Questionamos e refletimos nosso tempo e nossos contrastes, e convidamos a compartilhar um pouco de como isso é feito.



instagram: @_reptilia
www.reptilia.namE
loja sao paulo — mateus grou, 626 . pinheiros
loja/atelier curitiba — prudente de moraes 1118 - centro









Direção criativa: Heloisa Strobel /// Direção de comunicação: Carmela Scarpi /// Produção: Fernanda Florentino /// Equipe atelier: Amanda Silva Santos, Carolina Galan, Josicleide Souza /// Equipe comercial: Fernanda Florentino, Izabella Alves Lima /// Direção artística: Marcelo D’Avila e Teatro da Pombagira /// Curadoria: André Hidalgo /// Direção criativa: Eduardo Araújo (DUDX) /// Elenco: Onna Silva Roxa Priscila Toscano Pavuna Eduarda Kona Bárbara Galvão /// Beleza: Felipe Moreira /// Styling: Felipe Chianca /// Calçados: @melissaoficial + @jairbaptistaa /// Brincos e colar: @azulerde /// Apoio: @vicunha /// Agradecimentos: @kukacomk @strobelvirajorge @gustavo.francesconi @pineaxleathergoods @karlasbatista @lemoskine ///